Lula destaca mais uma vez a importância estratégica da Refinaria Premium I

30-12-2010 15:09

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, em discurso realizado ontem no lançamento da pedra fundamental da Refinaria Premium 2, no Complexo Industrial do Porto de Pecém, no município de Caucaia (CE), a importância da Refinaria Premium I, no município de Bacabeira, Maranhão.

No discurso, Lula lembrou do estímulo que a descoberta do pré-sal trouxe ao projeto inicial das refinarias. “É importante lembrar e é bom dizer na frente da diretoria da Petrobras que sete anos atrás, quando a gente conversava com a Petrobras, eles diziam que o Brasil não precisava de mais refinarias”, disse o presidente.

“Obviamente, que duas delas são por conta da descoberta do pré-sal, sobretudo a de Fortaleza e a do Maranhão. E como a gente não quer exportar óleo cru, para ser refinado em outro país, nós vamos refiná-lo aqui e exportar produto com mais valor agregado, para trazer mais dinheiro para o povo brasileiro”, completou Lula.

Além da implantação das refinarias, Lula aproveitou a ocasião para agradecer o apoio que a presidente eleita Dilma Rousseff obteve na região Nordeste. “Eu quero dizer para vocês que possivelmente o Nordeste tenha elegido, em 2010, a melhor safra de governadores que o Nordeste já teve, todos jovens, todos muito inteligentes, todos muito preparados. E essa é a convicção que eu tenho, de que o Nordeste brasileiro nunca mais voltará a ter a sua imagem apenas mostrada pela miséria, pela desnutrição, pelo analfabetismo”, destacou.

Premium II – A Refinaria Premium II deverá produzir diesel com baixo teor de enxofre, querosene de aviação, nafta, gás de cozinha e bunker (combustível de navio). O início da produção está previsto para 2017, com produção de 300 mil barris/dia - metade da capacidade prevista para a Refinaria Premium I, em Bacabeira, no Maranhão - o equivalente a um terço de todo o petróleo nacional atualmente produzido pela Petrobras. Com a implantação do projeto no estado do Ceará, é prevista a geração de 90 mil postos de trabalho.

A Petrobras já assinou com a empresa americana UOP, fornecedora de tecnologia na área de refino de petróleo, contrato para a elaboração dos projetos básicos e de pré-detalhamento das refinarias Premium I e II. As duas unidades produzirão derivados para os mercados nacional e internacional.

 

 

(O ESTADO DO MARANHÃO;ED: 17669; PRIMERO CADERNO; ECONOMIA; REFINARIA)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621