"Pai do pré-sal" deixa diretoria de Exploração e Produção da Petrobras

28-01-2012 11:22

Quatro dias depois da confirmação de que Maria das Graças Foster será a nova presidente da Petrobras a partir de fevereiro, uma nova mudança na diretoria da estatal foi anunciada na sexta-feira (27). Filiado ao PT, geólogo, e considerado no governo como o "pai do pré-sal", Guilherme Estrella teve a saída confirmada da diretoria de Exploração e Produção. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, negou, contudo, que o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, também será substituído. "O Estrella vai sair porque quer sair. Já o Sérgio Machado não pediu para sair", limitou-se a afirmar o ministro.

O próprio Lobão foi pego de surpresa com a saída do petista da diretoria, embora essa possibilidade já viesse sendo cogitada desde a semana passada. O ministro convocou uma coletiva ontem exclusivamente para negar a saída de Machado. "Não há nenhuma cogitação de substituição do Sérgio Machado. Ele está mais firme ou tão firme quanto o Pão de Açúcar", assegurou o ministro.

"A menos que algum diretor pretenda por iniciativa própria sair, as mudanças na diretoria se resumirão à saída de Graças Foster e à outra pessoa que venha a substituir-lhe", declarou, poucos minutos antes de saber da demissão de Estrella. O substituto de Graças Foster na Diretoria de Gás e Energia será conhecido até 9 de fevereiro, data da próxima reunião do Conselho Administrativo da Petrobras.

O ministro também confirmou a possibilidade de criação da diretoria corporativa, que deverá ser ocupada pelo ex-presidente do PT e da estatal José Eduardo Dutra. Ele elogiou o petista. "É um nome excelente. O ex-presidente do PT já foi presidente da empresa, da BR Distribuidora. Tem qualificação plena para exercer qualquer função na Petrobras", enalteceu.(Fonte: Correio Brasiliense)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621