Acordo entre Vale e Emap permite maior utilização de berço no Porto do Itaqui

07-12-2010 15:24

Pela primeira vez em mais de 15 anos, o Porto do Itaqui movimentou no berço 105 – arrendado à Vale – carga não exclusiva da mineradora. O desembarque de 5 mil toneladas de fertilizante aconteceu na semana passada e é fruto de uma negociação com a Vale para melhor aproveitamento do cais que ficava ocioso em alguns períodos. A medida contribui para a redução da fila de espera de navios. No início deste ano, o contrato de arrendamento do berço 105 foi prorrogado por até três anos e em março de 2011 a Emap prevê lançamento de edital de licitação do berço 105 no mercado.

O contrato de arrendamento do berço 105, destinado aos embarques de soja, minério de ferro e cobre, foi novamente aditivado este ano por mais 36 meses. “A renegociação resultou em reajuste dos termos comerciais do contrato e também na possibilidade de operar outras cargas não exclusivas da Vale desde que a mineradora tenha ‘janelas’ entre uma carga própria e outra”, explicou o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Daniel Vinent. Pelo contrato, a Vale terá que movimentar, no mínimo, 5 milhões de toneladas/ano.

A Emap já previa a diversificação das operações no berço 105 com a movimentação de granéis líquidos, uma forma de desafogar o berço 104, bastante demandado pela Transpetro.

Como o contrato com a mineradora já havia sido aditivado algumas vezes, a Emap se comprometeu junto à Secretaria Especial de Portos (SEP) a divulgar o edital de licitação do berço 105 em março de 2011. Já está sendo elaborado o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) do novo contrato de arrendamento, que será submetido à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e posteriormente ao Tribunal de Contas da União (TCU), que tem 30 dias para se manifestar. “A partir daí, a empresa já pode divulgar o edital e a minuta do contrato, que terá prazo de até 25 anos, podendo ser prorrogado por igual período”, explicou Daniel.

Mais

O Berço 105, assim como o atracadouro 104, está situado no prolongamento do Berço 103. As características destes (105 e 104) compreendem uma estrutura com 480 m de extensão, por 23,20 m de largura. O atracadouro 105 tem cerca de 280 metros de comprimento com 19 metros de profundidade.

(O Estado do Maranhão; Ed:17647; Primeiro Caderno; Portos - pág. 08)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621