Antaq realizará audiência pública sobre arrendamento portuário

13-01-2011 17:08

 

BRASÍLIA - A diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) marcou para terça-feira (dia 18) uma audiência no auditório da entidade, em Brasília (DF), para discutir a proposta de norma para disciplinar a elaboração e apresentação de programas de arrendamento de áreas e instalações portuárias.

De acordo com a proposta, os Programas de Arrendamento (PA) deverão obedecer ao Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do porto. Além disso, o PA deverá contemplar o período de, no mínimo, 15 anos, para o horizonte de suas projeções. Esse período poderá ser subdividido em quinquênios.

A proposta de norma traz diretrizes para a elaboração do PA. Entre elas estão: maximização e otimização do aproveitamento da infra-estrutura portuária, com objetivo de racionalizar sua utilização e expansão; redução dos custos portuários e dos preços dos serviços prestados no porto; e revitalização de áreas portuárias não operacionais.

O texto traz, ainda, informações sobre o desenvolvimento dos programas de arrendamento. Conforme a proposta, a autoridade portuária deve informar a modalidade de exploração de cada área, a caracterização das instalações portuárias existentes com a destinação do tipo de exploração da atividade, breve histórico sobre o porto e sobre a autoridade portuária, cronogramas físicos e financeiros para a execução do programa de arrendamento, entre outros dados.

O programa de arrendamento deverá ser encaminhado à Antaq para aprovação, com a manifestação do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de forma a demonstrar que o PA está de acordo com o PDZ do porto.

Serviço

O quê: Audiência pública sobre a proposta de norma para disciplinar a elaboração e apresentação de programa de arrendamento de áreas e instalações portuárias pelas administrações portuárias

Quando: 18 de janeiro de 2011, das 14h às 16h.

Onde: Auditório da Antaq, Setor de Edifícios Públicos Norte (SEPN), quadra 514, conjunto E, Asa Norte - Brasília (DF).

 

(O Estado do Maranhão - pág. 08; Portos - Antaq)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621