Aumenta o nível de atividade na construção civil do Maranhão

27-12-2011 14:48

 

 Houve crescimento no nível de atividade na construção civil do Maranhão em novembro, com índice de 57,5 pontos: 6,9 pontos acima do resultado de outubro e 1,5 ponto superior ao resultado do mesmo período do ano passado. O resultado foi apontado na Sondagem da Indústria da Construção Civil no Maranhão, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

 

Segundo o estudo, essa alta se deveu, em parte, pela maior utilização da capacidade instalada (+10,2 pontos em relação a outubro) e pelo aumento do número de empregados no mês (52,6 pontos).

Quando o resultado registrado é acima dos 50 pontos, denota crescimento da atividade em comparação ao mês anterior. Em nível nacional, os índices situados abaixo dos 50 pontos revelaram queda no desempenho das empresas.

Na Região Nordeste não houve declínio do desempenho, mas os 52,6 pontos (atividade), 51,6 pontos (nível de atividade em relação ao usual) e 50,6 pontos (número de empregados) não foram suficientes para superar o desempenho ocorrido no Maranhão.

Otimismo - Os empresários da construção civil mantêm-se otimistas para os próximos meses. Nas pequenas empresas, as expectativas são de aumento da atividade (59,6 pontos), superando até as perspectivas das médias e grandes empresas (58,3 pontos). Por outro lado, os grandes empresários esperam realizar novos empreendimentos e serviços em 2012. Além disso, aguarda-se pelo crescimento da oferta de emprego no primeiro semestre do próximo ano nas empresas de todos os portes.

Os empresários das construtoras mantêm-se otimistas para os próximos seis meses. Expectativas são de aumento da atividade (58,5 pontos), de novos empreendimentos (57,5 pontos) e na oferta de emprego (57,5 pontos) no primeiro semestre do próximo ano. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

 

 

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621