Capacidade deve triplicar até 2015
BRASÍLIA - O mapa dos investimentos nacionais do setor portuário deve sair antes do previsto. Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta semana, o diretor de revitalização portuária da Secretaria de Portos, Antônio Maurício Ferreira Neto, antecipou a data de entrega dos planos diretores de 15 portos brasileiros, prevista para março de 2012.
"Trabalhamos no PNLP para dar um cenário de investimentos, para tornar possível o escoamento dessa carga. Até o fim do ano, teremos planos diretores desses portos", afirmou Ferreira Neto, diante da expectativa de movimentação de um bilhão de toneladas de cargas nos portos brasileiros em 2015.
De acordo com representantes do setor, o crescimento sustentável só será possível com investimentos pesados do governo. A movimentação, que foi de 384 milhões de toneladas em 2010, cresceu 13,8% em relação ao ano anterior e deve ser ainda maior neste ano.
"Se não fizermos nada, vai ter produção, mas não vamos escoar. Temos terminais para todos os tipos de cargas, mas precisamos de acessos rodoviários urgentes. O Plano Nacional de Dragagem foi excelente para o setor, mas ele só aprofundou os canais de acesso aos portos. É preciso, agora, dragar os berços para atracarmos navios maiores", afirmou o diretor executivo da Associação Brasileira de Terminais Líquidos (ABTL), Carlos Alberto de Castro.
Para o vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), André Pousada, os terminais de passageiros passam por mudanças para a Copa do Mundo de 2014, mas devem contemplar também os destinos regulares dos cruzeiros e estimular o turismo em novas regiões. "As empresas hoje buscam novas rotas, mas os portos não permitem atracação de navios desse porte e poucos têm estrutura adequada", argumentou.
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No início deste ano, a Secretaria de Portos (SEP) definiu uma lista de prioridades de investimentos para os mais importantes portos do país, classificando-os em categorias, sendo a principal delas a de "Portos Nacionais Estratégicos", na qual está incluído o Porto do Itaqui (compreendendo o complexo portuário de São Luís), além dos portos de Santos (SP), Rio Grande (RS), Paranaguá (SC), Rio de Janeiro e Itaguaí (RJ) e Vitória (ES). (Fonte: O Estado do Maranhão)