China vai construir portos para Valemax
XANGAI - O Ministério dos Transportes da China aprovou planos para construção de ancoradouros de minério de ferro para embarcações de até 400 mil toneladas no porto de Ningbo-Zoushan, no leste do país. Os ancoradouros serão grandes o bastante para receber os cargueiros gigantes da Vale.
O ministério informou em seu site que aprovou o projeto de 4,91 bilhões de iuans para construção de um total de cinco ancoradouros com uma capacidade entre 50 mil a 400 mil toneladas. A pasta está esperando agora aprovação final da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento.
Os ancoradouros maiores serão grandes o bastante para os navios Valemax, os maiores cargueiros do mundo para carga seca, que a mineradora brasileira pretende utilizar para cortar custos de transporte para seu maior mercado, a China.
Mas a China fechou seus portos a essas embarcações, depois que protestos domésticos contra os navios, sob alegação de que a Vale está utilizando-os para dominar o comércio de minério de ferro. O primeiro e único Valemax a ingressar na China, o Berge Everest, de 380 mil toneladas, atracou no porto de Dalian em dezembro de 2011.
Embargo - A proibição dos navios Valemax atracarem em portos chineses se deu, oficialmente, em fins de 2011, mas de fato começou com o Vale Brasil, o primeiro da frota. O navio entrou em operação em maio do ano passado, carregando 390 mil toneladas de minério no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), em São Luís (MA). O destino da carga era o porto de Dalian, mas a embarcação não teve permissão para descarregar. Nem sequer chegou à Ásia. Navegou em círculos pela costa leste da África por vários dias até retornar ao Atlântico Sul para descarregar na Europa. (Fonte: O Estado do Maranhão)