COLUNA ESTADO ECONÔMICO: Mais municípios livres da aftosa

02-01-2011 17:11

Mais municípios livres da aftosa

 

O Ministério da Agricultura reconheceu, na semana passada, mais 18 municípios como livres de febre aftosa com vacinação. O novo status sanitário das localidades nos estados de Tocantins, Bahia, Rondônia e Amazonas foi publicado na Instrução Normativa nº 45. Os oito municípios baianos e sete tocantinenses, agora declarados livres da doença com vacinação, estão situados em uma zona de proteção que fica na divisa com Maranhão, Piauí e Pernambuco, estados com status de risco médio para a aftosa.

 

 

Posse no Sebrae ocorrerá amanhã em sessão solene

 

Será amanhã, às 9h, no Auditório Armando Gaspar (Sebrae Jaracaty), a sessão solene de posse da nova gestão do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) e da diretoria executiva do Sebrae Maranhão para o período 2011-2014. O empresário Cláudio Azevedo (foto) assume a presidência do CDE – como representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – tendo como grande desafio inserir os micro e pequenos negócios neste momento da chegada de empreendimentos relevantes ao estado. “Me empenharei para fomentar o empreendedorismo e, principalmente, o desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte, que são o foco de atuação do Sebrae”, afirmou Azevedo. A nova diretoria executiva do Sebrae Maranhão, que também assumirá seus cargos amanhã, será constituída por Simone Macieira (superintendente) e José de Ribamar Morais (diretor técnico), funcionários da casa, além de Raimundo Nonato Corrêa, que entre tantos cargos administrativos, foi gerente-geral do extinto Banco do Estado do Maranhão.

 

Vale deve aumentar preço do minério

 

A Vale deve elevar os preços trimestrais dos contratos de minério de ferro em 8,8%, para US$ 149,20 por tonelada este mês. Uma fonte do setor na China confirmou a agências internacionais de notícia que a mineradora estabeleceu os preços para o primeiro trimestre por meio de cálculo da média do preço diário da commodity no norte da China no período de 1º de setembro a 30 de novembro de 2010. A Vale adotou o sistema de precificação trimestral em abril de 2009, substituindo o formato anual, em que os preços eram estabelecidos após um longo período de negociações entre compradores e fornecedores. De acordo com a fonte chinesa, os contratos com a Vale prevêem que os preços para cada trimestre sejam firmados conforme o valor médio "dos dias dentro do período de três meses consecutivos, começando no primeiro dia do quarto mês anterior ao início do trimestre em questão".

 

 

 

VAREJO

 

A menos de um mês da inauguração da Casa Cor Maranhão 2011, os arquitetos e empresários do setor moveleiro intensificam o trabalho. E não são apenas eles. Com uma movimentação financeira que já ultrapassa os R$ 10 milhões, os parceiros do evento mobilizam suas equipes para atender à demanda extra que será criada. Cefor, empresa de segurança privada que atuará na mostra; HT Center, que fornecerá equipamentos de automação residencial; Buffet Célia Rossetti; Rio Poty Hotel e Louvre Magazine são algumas parceiros.

(O ESTADO DO MARANHÃO; ED:17673; PRIMEIRO CADERNO; ECONOMIA; COLUNA ESTADO ECONÔMICO)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621