Coluna Estado Econômico

16-01-2011 16:01

Posse da nova diretoria da ACM será quarta-feira

A cerimônia de diplomação dos membros da diretoria da Associação Comercial do Maranhão (ACM), eleitos para o biênio 2011-2012, está confirmada para quarta-feira, na sede da entidade, no Palácio do Comércio. Na solenidade que terá início às 19h30, a ACM recepcionará associados, conselheiros, representantes das entidades co-irmãs e autoridades maranhenses para a diplomação de 47 diretores, entre vice-presidentes, diretores efetivos e suplentes, além de membros do Conselho Fiscal. Sob a liderança do presidente eleito Haroldo Corrêa Cavalcanti Junior (foto), que foi reconduzido ao cargo em dezembro do ano passado para mais dois anos de mandato, a Associação Comercial dará continuidade ao processo de aprimoramento da gestão, em benefício dos associados. Ao final do evento, os convidados serão recepcionados no Quality Grand São Luís em um coquetel de congraçamento.

 

Socorro Noronha é empossada na CDL

A nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (foto) tomou posse terça-feira passada, em solenidade que reuniu lojistas associados, lideranças empresariais e funcionários da entidade. O evento foi comandado pelo presidente da Federação das Câmaras Dirigentes Lojistas do Maranhão, Alberto Nogueira da Cruz, que empossou a presidente Socorro Noronha, reeleita em novembro do ano passado. Ela deu posse aos demais membros da diretoria e dos Conselhos Consultivo e Fiscal, lembrando que espera o apoio e o empenho dos diretores para ampliar o trabalho dos últimos anos. Segundo ela, as parcerias serão fundamentais para concretizar ações que ajudem a impulsionar o comércio varejista em São Luís. "Temos o desafio de manter a CDL com preparo técnico e institucional para oferecer novos serviços e atender às demandas dos lojistas. É com esse objetivo que vamos trabalhar", disse a presidente. Em seus 45 anos, a CDL São Luís tem pela primeira vez uma diretoria com mandato de três anos para atender ao novo Estatuto da entidade, reformulado em 2009 de acordo com as diretrizes do movimento lojista nacional.

 

Desaceleração

Para o mercado da construção civil brasileira, o ano de 2010 representou um marco que, dificilmente, será repetido nos próximos anos. As projeções apresentadas pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontam para uma desaceleração de lucros, o que levará o PIB do setor a fechar este ano em, apenas, 6% de acréscimo. No entanto, o crédito continuará em expansão e os lançamentos de imóveis serão voltados para segmentos de média e baixa renda - estimativa repetida pela Cyrela Brazil Realty, no Maranhão, que foca em investimentos de médio padrão em 2011.

 

Linha de crédito

O Banco do Nordeste acaba de lançar uma linha de crédito específica para empreendedores individuais. Por meio do novo produto, o banco está disponibilizando R$ 100 milhões para atendimento a esse público em 2011. Os recursos são oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Em um primeiro momento, terão preferência aqueles empreendedores que já possuem experiência no programa de microcrédito orientado da instituição, o Crediamigo.

 

(O ESTADO DO MARANHÃO; ED. 17687; COLUNA ESTADO ECONÔMICO – PÁG. 05)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621