COLUNA ESTADO MAIOR: PETRÓLEO A VISTA

06-01-2011 17:19

Petróleo à vista?

Uma fonte passou ontem à coluna a seguinte informação: O Ibama realiza domingo audiência pública para discutir o estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para a campanha de perfurações da OGX na Bacia Pará/Maranhão. A empresa detém na região a concessão de cinco blocos exploratórios e estima 447 milhões de barris de óleo equivalente recuperáveis, considerando uma probabilidade média de sucesso de 21,3%. A petroleira afretou o jack-up Ocean Scepter (uma espécie de navio sonda), que está em São Luís desde setembro aguardando a emissão da licença ambiental para a campanha de perfuração. O contrato de afretamento da sonda tem validade de um ano, podendo ser renovado pelo mesmo período. A jack-up tem capacidade para perfurar poços de aproximadamente 11 mil metros de profundidade e lâmina d`água máxima de até 100 metros. A OGX opera com 100% de participação os blocos BM-PAMA-13, BM-PAMA-14, BM-PAMA-15, BM-PAMA-16 e BM-PAMA-17, todos arrematados na última rodada de leilões da ANP. Já coletou 662 quilômetros quadrados de dados sísmicos 3D, que indicaram a presença de óleo leve na região. Isso significa dizer que o Maranhão está mesmo na rota do petróleo. Agora é torcer para que a OGX confirme, pelo menos, os 447 milhões de barris estimados com base dos testes sísmicos.

Corte

O primeiro escalão do governo estadual vai receber uma notícia dura: a governadora Roseana Sarney estuda efetuar cortes nos gastos do governo que podem chegar a 80% em alguns casos. A decisão será transmitida aos secretários pelo secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, em reuniões isoladas, ou pela própria governadora, em reunirão com toda a equipe. O corte no orçamento é um imperativo para assegurar os investimentos mais urgentes.

Posses

Duas posses movimentarão hoje os bastidores do Governo do Estado: assumirão os secretários estaduais Rodrigo Comerciário (Articulação Institucional), às 16h, e Jura Filho (Assessoria de Programas Especiais), às 17h. As duas solenidades serão realizadas no Palácio Henrique de La Rocque. Às 18h, acontecerá a posse do reitor da Uema, José Augusto Oliveira, no auditório da Escola de Arquitetura, na Rua da Estrela, na Praia Grande.

Posse

O engenheiro civil Fábio Gondim tomará posse amanhã, às 10h, da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão. Pós-graduado em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas, Gondim vai controlar o caixa e cuidar da área de pessoal. A solenidade será realizada no Palácio Henrique de La Rocque.

Presença

O deputado federal eleito Luciano Moreira (PMDB) tem marcado presença nas posses do secretariado do novo governo Roseana Sarney. Na terça-feira prestigiou Pedro Fernandes (Secid) e José Márcio Leite (Saúde); ontem, esteve na cerimônia em que Olga Simão foi reempossada na Secretaria de Educação. Moreira tem dito que vai trabalhar duro na Câmara federal para ajudar o governo estadual.

 

 (O ESTADO DO MARANHÃO; ED:17677; PRIMEIRO CADERNO; POLÍTICA; ESTADO MAIOR)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621