Coluna Estado Maior

01-12-2010 10:41

Lula defende Sarney

Opresidente Lula (PT) fez uma defesa contundente do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), ontem, durante visita à Usina Hidrelétrica de Estreito. Quando indagado pelo correspondente do jornal O Estado de S. Paulo se ele estava no Maranhão agradecendo o apoio da “oligarquia comandada pelo Sarney”, o presidente Lula foi taxativo. Chamou o questionamento do jornalista de São Paulo de preconceituoso e doentio. - A pergunta preconceituosa como essa é grave para quem está há oito anos cobrindo Brasília e demonstra que você não evoluiu nada do ponto de vista do preconceito. Isso é uma doença - disse o presidente. Lula ainda disse que o presidente do Senado deveria ser respeitado pela sua figura histórica, por defender uma instituição e por ter ajudado a instaurar o regime democrático no país. - O presidente Sarney é presidente do Senado. O Senado é uma instituição com autonomia diante do Poder Executivo. Da mesma forma que o Poder Judiciário. E o Sarney colaborou muito para a institucionalidade - destacou. Ele também afirmou que o voto popular igualmente deveria ser respeitado. - E ademais é o seguinte: o Sarney foi eleito pelo povo do Amapá, não sei por que esse preconceito. Você tem que se tratar, quem sabe fazer psicanálise para diminuir um pouco o preconceito. O Sarney não é o meu presidente, é o presidente do Senado, assim como o Temer é o presidente da Câmara. Então se você tiver que fazer algum protesto, você vai para o Amapá e proteste com quem elegeu Sarney - assinalou. E finalizou: “Vá para São Paulo protestar contra quem elegeu o Tiririca, vá protestar contra as pessoas que foram votadas e não gostou. Na medida em que a pessoa é eleita e toma posse ela passa a ser uma instituição e tem que ser respeitada”.

 

Em alta I

Apesar de não ter discursado dessa vez, o ex-ministro de Minas e Energia e senador reeleito Edison Lobão (PMDB) foi citado várias vezes pelo presidente Lula e pela governadora Roseana Sarney (PMDB). Os dois o apontaram como um dos responsáveis pela implantação da Usina Hidrelétrica de Estreito - UHE Estreito. Presente, Lobão ouviu os elogios com um discreto sorriso de satisfação.

 

Em alta II

O presidente Lula destacou que foi graças ao senador Edison Lobão que se deu mais dignidade aos atingidos por barragens durante o processo de indenização das famílias. - Lobão, nós temos uma dívida histórica com muita gente que morava à beira dos rios onde foram construídas hidrelétricas - alertou. E completou: “Precisamos fazer um levantamento e começar a pagar essa dívida histórica”.

 

Em alta III

Mesmo em uma cidade administrada pelo PDT, a governadora Roseana Sarney (PMDB) foi ovacionada pelos operários da Usina Hidrelétrica de Estreito - só não foi tão aplaudida quanto o presidente Lula. O volume e a intensidade dos aplausos arrancaram sorrisos não somente da governadora, mas do próprio presidente. Lula foi um dos que aplaudiram a governadora e dela recebeu aplausos.

 

Sem conversa

O senador Edison Lobão desconversou quando um jornalista lhe indagou acerca da possibilidade de ele retornar ao comando do Ministério de Minas e Energia. - Tu o dizes - respondeu, de maneira ao mesmo tempo direta e enigmática. E seguiu em frente sem dizer uma única palavra sobre o assunto além das três com que respondera. (O Estado do Maranhão; Primeiro Caderno; Estado Maior - pág. 03)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621