Coluna Estado Maior

16-01-2011 15:54

Plano de metas

Quais serão as bases do plano de ação que a governadora Roseana Sarney apresentará no dia 31 deste mês? A coluna sondou e, apesar da extrema cautela de secretários e assessores palacianos em relação ao assunto - ninguém quer falar nada -, já é possível fazer um desenho aproximado do que vem por aí como metas a serem alcançadas até 2014. Confirmando as propostas defendidas durante a campanha, o plano de metas terá por base o tripé saúde, educação e segurança pública. A primeiro meta é concluir, equipar e colocar em funcionamento pleno 72 hospitais, seis UPAs e a construção de quatro hospitais de grande porte em pontos estratégicos do estado. A segunda é a ampliação e modernização do sistema estadual de ensino, principalmente com a eliminação do déficit de salas de aula e professores. E na segurança é tornar o sistema policial do estado mais eficiente no combate à criminalidade, o que exigirá vultosos investimentos. O segundo pilar do programa de metas é a geração de emprego e renda com base, primeiro, nos grandes empreendimentos que estão a caminho e, depois nos de médio e pequeno porte que decorrerão dos investimentos maiores. O governo vai investir pesado na formação de mão-de-obra, para suprir a demanda que, segundo sua avaliação, será elevada. No front econômico, o governo trabalha com a possibilidade de um crescimento expressivo da movimentação econômica, o que resultará em também expressivo aumento das suas receitas. O terceiro pilar é formado pelos investimentos em infraestrutura e nos programas sociais. No primeiro item, é propósito determinado da governadora encerrar seu governo com todo o Maranhão interligado por rodovias pavimentadas e de boa qualidade, com investimentos importantes na estrutura viária de São Luís, hoje sufocada. No campo social, uma série de programas, todos associados aos programas federais, serão ampliados. É aguardar e conferir.

 

Por cima

 

E o deputado eleito J. Pinto (PR), hein? Tão logo assuma, no dia 1º de fevereiro, será transformado em número 2 no comando da Assembléia Legislativa. É que, segundo se comenta nos bastidores, ele será o 1º vice-presidente da Casa.

 

Mais ou menos?

 

Uma bolsa de apostas está em movimento nos bastidores da Assembléia Legislativa, para saber qual será o desempenho eleitoral do deputado Ricardo Murad como candidato único a presidente. A indagação que se faz é se ele terá mais ou menos do que 37 votos. Os que acreditam que sua votação será maior apostam que seu teto será 38 votos.

 

Outra opinião

 

O deputado estadual Ricardo Murad (PMDB) considerou desnecessária a alteração na tabela de pagamento do funcionalismo estadual. - O Estado tem lastro financeiro suficiente para garantir o pagamento da folha sem qualquer problema - afirmou o parlamentar. A mudança na data de pagamento - que saiu do mês trabalhado para o mês subseqüente, foi feita pelo secretário de Planejamento, Fábio Gondim.

 

 

(O ESTADO DO MARANHÃO; ED. 17687; COLUNA ESTADO MAIOR – PÁG. 01)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621