Coluna Estado Maior

23-01-2011 15:40

 

Articulações decisivas

Começa hoje a última semana para as articulações para a montagem, primeiro, dos grupos que de fato darão as cartas no plenário da Assembléia Legislativa a ser empossada no dia 1º de fevereiro, e, segundo, as articulações para a composição da nova Mesa Diretora da Casa. Mesmo levando em conta as voltas e reviravoltas que a política costuma dar, não há nesse cenário qualquer sinal capaz de inviabilizar a eleição do deputado Ricardo Murad (PMDB) para a presidência do Poder Legislativo. A inexpressividade da oposição saída das urnas, a força da base governista e sua atuação destacada nos bastidores tornaram Murad candidato único. A única força capaz de mudar o curso dessa posição seria uma decisão da governadora Roseana Sarney em sentido oposto, mas ela apóia o projeto. A composição da Mesa vem sendo definida por intensas negociações conduzidas por Murad e com o acompanhamento discreto do Palácio dos Leões. Rumores nos bastidores do grupo do governo dão conta de que a escolha do deputado J. Pinto para a 1ª vice-presidência, por exemplo, teria resultado de uma batida de martelo no gabinete principal do Poder Executivo. A Mesa Diretora a ser eleita no dia 1º de fevereiro será, portanto, fruto dessas articulações e decisões. Em relação ao desenho das posições no plenário, a base governista será formada por no mínimo 34 deputados. Serão 16 no bloco principal, formado por PMDB, DEM e PV e que será fortemente influenciado por Murad, e o Bloquinho, formado por 14 aliados de diversos partidos, entre eles o PT, que apoiará, decididamente, o governo, mas com mais independência em relação ao comando do futuro presidente do parlamento. Há quem diga que muita água vai rolar até o próximo domingo. Vale aguardar.

Líder

O deputado Carlos Alberto Milhomem (DEM) era o nome cotado pela governadora Roseana Sarney para assumir a liderança do governo na próxima Assembléia Legislativa. A sua condição de suplente, no entanto, cria alguns empecilhos regimentais. Neste caso, os nomes cotados para o posto passaram a ser os de Manoel Ribeiro (PTB) e Arnaldo Melo (PMDB).

E MAIS...

O deputado reeleito Hélio Soares tem dito, com muita ênfase, que o PP está firme e forte na base de apoio da governadora Roseana Sarney.

 

(Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17694, Estado Maior – pág. 03)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621