Coluna Giro Econômico

27-01-2011 16:10

 

MACEDO

Para debaterem o cronograma de aplicação dos R$ 5,6 bilhões previstos no Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC 2) para a melhoria dos serviços portuários no Maranhão, o secretário de Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, e o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Luís Carlos Fossati, têm reunião agendada hoje em Brasília com o secretário dos Portos, José Leônidas Cristino.

Os recursos serão tanto para a melhoria e ampliação do Porto do Itaqui quanto para a construção de um novo terminal, no município de Bacabeira, mais precisamente no rio Mearim.

 

CASA COR

Outro adiamento na abertura da Casa Cor Maranhão foi anunciado ontem pelos seus organizadores, Adalberto Teobaldo e Henrique Almeida, que desta vez alegam problemas com a intensidade das chuvas que teriam prejudicado as obras de montagem do espaço onde será realizada, na Rua Lago Verde (Calhau). Pelo novo calendário, a recepção aos profissionais de imprensa, que seria nesta sexta-feira à noite, foi transferida para sábado pela manhã, o coquetel de lançamento, domingo, vai ser a partir das 19h, a abertura oficial, terça-feira, às 16h.

 

ADIAMENTO

A entrada em funcionamento da termelétrica MPX Itaqui, em São Luís, foi adiada para o segundo semestre deste ano, conforme anúncio do seu presidente, Eduardo Karrer, que ontem à tarde esteve no Palácio dos Leões, onde debateu com a governadora Roseana Sarney os empreendimentos no estado, como exploração de gás, construção de usinas de energia (além de São Luís, Santo Antônio dos Lopes).

O executivo prometeu entregar nos próximos dias projeto de desenvolvimento sustentável, contemplando dez municípios, como parte de envolvimento da população local nos negócios da empresa no estado.

 

ESTALEIRO

O empresário Luís Carlos Cantanhede está ampliando para o estado do Pará as atividades da sua Internacional Marítima, empresa que faz a travessia de cargas e passageiros, na Baía de São Marcos, de São Luís e Itaúna (no município de Pinheiro), e de Santos a Guarujá, em São Paulo.

No Pará, ele está contratando empréstimo junto a um banco oficial para montagem de um estaleiro, em Coraci, onde serão fabricadas balsas para o transporte de todo o material a ser utilizado na construção da Hidrelétrica de Belo Monte, além de outros tipos de bagagem e pessoas também.

(Fontes: O IMPARCIAL, Ed. 32.696, Giro Econômico – pág. 10)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621