Coluna Giro Econômico

21-01-2011 15:39

ENCONTRO

O presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, deve incluir mais dois secretários para o encontro desta manhã, a partir das 8h30, sobre os gargalos que impedem o desenvolvimento do estado: Pedro Fernandes (Cidades) e Luís Ricardo Guterres (Minas e Energia), já que ambas as pastas são fundamentais também para o crescimento do estado.

Além destes, já estão confirmados Cláudio Azevedo (Agricultura), João Bernardo Bringel (Ciência e Tecnologia), Olga Simão (Educação), Maurício Macedo (Indústria e Comércio), Victor Mendes (Meio Ambiente), Max Barros (Infraestrutura), Fábio Gondim (Planejamento) e Cláudio Trinchão (Fazenda), além do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Luís Carlos Fossati.

 

REFORMA I

Até parece que estava tudo combinado, mas foi pura coincidência mesmo: quando chegou à Associação Comercial, quarta-feira, para a solenidade de posse de Haroldo Júnior, a governadora Roseana Sarney manifestou preocupação com o estado de conservação do Palácio do Comércio, na parte em que funcionou o Hotel Central.

O que ela não sabia era que um pedido de socorro a este imóvel fazia parte do discurso que iria ser lido mais tarde, pelo presidente da Casa, portanto, não foi difícil atender ao apelo, e ela prometeu não apenas reformar, mas torná-lo útil à cidade, ou seja, ocupando-o com órgãos do governo, escola ou transformando-o num espaço cultural.

 

REFORMA II

Segundo informou um diretor da ACM, para reformar o Palácio do Comércio, o governo terá de desembolsar, no mínimo, R$ 5 milhões, porém o que está em discussão não é o custo da obra, porém o valor histórico deste imóvel, considerado um dos cartões postais da cidade, onde todos os anos se realiza a mais bela cantata de Natal.

Além de ter sediado o primeiro hotel de referência para São Luís, o prédio foi palco de importantes reuniões e seus salões, festas glamorosas, teve como hóspedes vários líderes empresariais e políticos e sua recuperação vai ajudar a revitalizar a Avenida Pedro II, onde bons e belos casarões estão desocupados, ou melhor, abandonados.

 

 

AGRONEGÓCIO

Buscando fortalecimento do agronegócio no seu município, o prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, visitou ontem o secretário de Agricultura, Cláudio Azevedo, a fim de estreitar parcerias entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Além de ser grande produtor de frutas, de arroz irrigado, de peixe e de carne bovina, Grajaú vem se destacando também pela descoberta de jazidas de calcário , que podem torná-lo um dos maiores produtores de gesso do Norte e Nordeste, ou seja, o município tem amplas condições de fortalecer também o setor industrial, influenciado ainda no desenvolvimento dos oito municípios que estão em seu entorno.

(Fontes: O IMPARCIAL, Ed. 32.689, Giro Econômico – pág. 10)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621