COLUNA PH - DE RELANCE

06-01-2011 17:30

DE RELANCE

O NOVO presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), o engenheiro eletricista Luiz Carlos Fossati, já está em São Luís para iniciar esse novo desafio profissional. Fossati, que já brilhou como diretor do Consórcio Alumar, é um dos poucos executivos brasileiros com atuação global.

Ensino Médio I

Os desafios do ensino médio têm sido um dos temas de mesa do ministro da Educação, Fernando Haddad. Vale lembrar que em entrevista recente ao jornal “O Globo” ele defendeu o regime de “Tempo Integral” e uma diversificação entre Médio Geral e Profissionalizante. A idéia é ofertar o ensino médio em tempo integral, associado ao ensino técnico. Dessa forma, estudantes de todo o país poderiam fazer o curso regular em um turno e, no outro, o profissionalizante.

Ensino Médio II

A idéia foi de pronto acatada pelo deputado federal Gastão Vieira (PMDB-MA), que em participação recente na TV Câmara discorreu sobre o assunto e destacou a importância da transformação do ensino médio para o progresso da educação no país. Gastão acredita que se trata de uma excelente idéia e disse ainda que há necessidade de o ministro se unir aos governadores para que haja um pacto, no intuito de que todos venham a se comprometer com a transformação da educação no país. Em tempo: o ensino médio no Brasil tem alguns problemas e peculiaridades em relação a outros países da América Latina, Europa e Estados Unidos. O sistema brasileiro de ensino médio é praticamente um só. Há apenas um pequeno setor de ensino profissional ou técnico, o que não dá alternativas para os estudantes que queiram seguir diferentes carreiras.

 

 (O ESTADO DO MARANHÃO; ED:17677; PRIMEIRO CADERNO; ALTERNATIVO; PH)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621