Construção de marina em Ribamar é discutida

15-02-2011 15:29

 

O prefeito de São José de Ribamar (distante cerca de 30 quilômetros de São Luís), Gil Cutrim (PMDB), e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, realizaram, neste fim de semana, uma reunião de trabalho para discutir a implantação de uma marina na orla do município, localizado na Baía de São José, leste da Ilha.

O projeto "Marina de São José de Ribamar" começou a ser pensado na gestão do ex-prefeito Luís Fernando Silva (DEM) e ganhou mais corpo na administração do prefeito Gil Cutrim que, na semana passada, esteve em Brasília (DF) pedindo o apoio da bancada federal maranhense, além de auxiliares diretos do governo da presidente Dilma Rousseff.

A iniciativa do prefeito ribamarense tem como objetivo construir uma marina na área do cais de São José, cuja administração é de responsabilidade da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), como forma de promover, ainda mais, a atividade turística na cidade e em toda região metropolitana.

"A reunião com o Fernando Fialho é mais uma ação que mostra o nosso total interesse em transformar este projeto em realidade. Continuaremos pedindo o apoio de toda a classe política do estado, inclusive da governadora Roseana Sarney. A construção de uma marina em Ribamar, além de revitalizar o cais de São José, vai incrementar significativamente o turismo em nossa cidade", afirmou Gil Cutrim, informando que já está em andamento um processo de licitação para contratação de uma empresa que realizará os estudos de viabilidade de implantação do empreendimento no cais de São José.

Durante a reunião realizada no auditório da Secretaria Municipal de Turismo de Ribamar (Semtur) e da qual participaram os vereadores Nonato Lima (PP), Djalma (PSL), Marlene Monroe (PTB) e Beto das Vilas (PMDB, presidente da Câmara Municipal de Ribamar), além de vários secretários municipais, o biólogo, com especialidade em Oceanografia, Mário Bandeira, representante brasileiro da empresa M3 Marinas, fez uma breve explanação sobre o processo de implantação das principais marinas existentes no mundo.

Projeto - Bandeira adiantou que a área pretendida para implantação da marina ribamarense reúne condições de receber o empreendimento. "Lógico que será preciso realizar estudos de sedimentos, correntes hídricas, ondas, batimetria, características das embarcações e ventos", disse o biólogo que, entre os vários trabalhos, tem no currículo a implantação da marina do navegador brasileiro Amyr Klink, na cidade de Parati.

Fernando Fialho elogiou a iniciativa do prefeito Gil Cutrim e garantiu que dará total apoio ao município de São José de Ribamar para implantar a marina na orla da Sede da cidade. "A idéia do prefeito Gil Cutrim, que representa esta nova safra de políticos maranhenses, é muito boa e merece total atenção das autoridades maranhenses e do governo federal. Este empreendimento irá alavancar a atividade turística em toda a região metropolitana, gerando muito mais empregos e renda", avaliou o diretor-geral da Antaq.

Mais

As baías de São Marcos (oeste) e de São José (leste) formam o chamado Golfão Maranhense, onde está localizada a grande ilha que abriga os municípios de São Luís (capital do estado), Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar. Neste caso, o projeto prevê a construção de ancoradouros para embarcações, o que incentivará a prática do turismo náutico, bem como a revitalização da área do cais com a implantação de restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e artesanato.

 

(Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.717, Portos – pág. 08)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621