Crescem as vendas em shoppings

04-02-2012 09:49

Pesquisa nacional da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta o crescimento nas vendas em 18,6% no ano passado, em relação a 2010. O índice está bem acima da expectativa da entidade, que havia previsto crescimento de 12% para o período. Segundo dados da associação, o maior crescimento proporcional está nas regiões Norte e Nordeste. Em São Luís, por exemplo, os indicadores estão bem acima da média nacional.

Em São Luís, há cinco shoppings: São Luís (Jaracati), Rio Anil (Turu), Tropical (Renascença), Jaracati (Jaracati) e o recém-inaugurado Shopping da Ilha (Maranhão Novo). No Rio Anil Shopping, houve registro de crescimento de 40% nas vendas em 2011, em relação ao ano anterior. Em dezembro, o empreendimento registrou ainda a marca, considerada histórica, de 1 milhão de visitantes em um único mês. "São indicadores que nos deixam muito otimistas para este ano", afirmou o superintendente do Rio Anil Shopping, Adrianno Pinheiro.

O principal público dos shoppings continua a ser as classes A e B, que no ano passado responderam por 56% do total dos visitantes. Mas a frequência das classes C e D foi a que mais cresceu, correspondendo a 44% do público, aumento de 10% em relação a 2010.

No Shopping São Luís, um dos gestores, Ricardo Debiase, afirmou que as vendas em 2011 foram realmente consideráveis, mas que os percentuais exatos ainda estão sendo fechados pelos lojistas. Ricardo Debiase afirmou que a direção do shopping mantém-se otimista com a fidelização do público e, com isto, haverá expansão do empreendimento no segundo semestre deste ano.

Atualmente, o shopping tem 184 lojas. Com as obras de expansão, este número deve dobrar. Hoje, a área bruta do shopping é de 34 mil metros quadrados. Já com a expansão, este número subirá para 55 mil metros quadrados. "O nosso público merece. Estamos há mais de 12 anos no mercado e temos um público fiel", frisou Ricardo Debiase.

Estratégias - Posição semelhante adota o Rio Anil Shopping. A direção diz que cativou o público com parcerias estratégicas que rendem programação variada. Em janeiro, o estabelecimento deu início a duas feiras de livros: uma de publicações espíritas e outra voltada para o segmento infantil, ainda abertas ao público.

No mesmo mês, foi inicia a exposição Mundo Jurássico, em parceria com o Marafolia, bem como a Parques Botânicos, em parceria com a Vale. Ainda em janeiro, o shopping foi palco de uma exposição com o tema drinks e coquetéis, em parceria com o Senac/MA, e abrigou um posto de atendimento do INSS, além de uma unidade de coleta de sangue do Hemomar.

"Já foi o tempo em que shopping era um espaço só para compras. Hoje as pessoas vão ao shopping em busca de opções diferentes. Nesse contexto, se sobressai quem consegue fazer a programação mais interessante. Essa tem sido a nossa preocupação desde o início do empreendimento: trazer eventos inéditos que São Luís ainda não tinha visto", explicou Adrianno Pinheiro.

Tão ousada quanto a programação é a promoção que o shopping lançou este ano. Intitulada "12 carros em 2012", a promoção tem o intuito de sortear um carro por mês até o fim do ano entre os clientes que comprarem a partir de R$ 100,00. O primeiro carro, um Ford Fiesta Hatch, foi sorteado quarta-feira, dia 1º. O próximo, um Ford Ka, será sorteado dia 1º de março.

Inéditas - A expectativa do Shopping da Ilha para 2012 é a melhor possível. O superintendente Guilherme Paiva afirmou que o grupo Sá Cavalcante e a SC2, empresa responsável pela gestão dos shoppings centers do grupo, conseguiram atrair lojas importantes para a cidade, algumas até inéditas por aqui, como Francesca Romana, Afghan, Le Biscuit, Renner, Zara, Polishop, Le Lis Blanc, Sonho dos Pés, Werner Coiffeur, entre outras, e que desde o Natal estão sendo bastante procuradas pelos consumidores.

"Ainda vamos inaugurar nos próximos meses 85 lojas. No total, o Shopping da Ilha gera 3.000 empregos diretos e 9.000 indiretos", informou o superintendente. Segundo ele, o empreendimento é o maior e mais completo centro de lazer e varejo de São Luís, com uma praça de alimentação de 1.000 lugares. "Teremos em breve um cinema de alta tecnologia", completou Paiva.

Este mês, o shopping lançou a promoção "Sonho de Consumo", que se estenderá até o dia 8 de abril e que sorteará R$ 200 mil em vale-compras. A cada R$ 250,00 em notas fiscais, o cliente poderá trocar por um cupom e concorrer a 20 sorteios de R$ 10.0000,00 cada.

Projeção - Para o economista José Cursino Raposo Moreira, o Maranhão vive os efeitos da desconcentração do crescimento no país, e ele vê com otimismo o desenvolvimento do comércio no estado.

Na avaliação dele, esses indicadores de sucesso acima da média nacional devem ser sustentados por pelo menos mais dois ou três anos. Isto porque, na avaliação de Cursino, o país vive hoje um processo de desconcentração de investimentos das regiões Sul e Sudeste para outros pontos do país, como o Norte e Nordeste.

"Os investimentos mais favoráveis estão indo para as regiões mais distantes, como o Norte e o Nordeste do país, porque hoje está muito caro empreender no Sudeste. Com a migração dos investimentos para cá, o comércio ganha em dinamismo e as vendas crescem. Como estamos iniciando esse processo, o crescimento proporcional do Maranhão e dos outros estados da mesma região do país tende mesmo a ser bem maior", explicou o economista José Cursino.

Shoppings em números

430 shoppings em todo o país, com 80.192 lojas e um público que chega a 376 milhões de pessoas por mês

18,6% foi o crescimento das vendas em 2011

40% foi o indicador registrado pelo Rio Anil Shopping no mesmo período

775 mil empregos

115 mil novos postos de trabalho em 2012

*Fontes: Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) e Rio Anil Shopping. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621


Crie o seu site grátis Webnode