Descoberto gás em Santo Antônio dos Lopes

25-11-2010 10:58

 

Uma nova acumulação de gás foi descoberta no poço OGX-22, na Bacia do Parnaíba, localizado no município de Santo Antonio dos Lopes. Testes realizados indicam um potencial produtivo de até 3,4 milhões de m³ por dia. O anúncio foi feito ontem pela OGX e MPX, empresas de óleo e gás e de energia do Grupo EBX, do empresário Eike Batista.

Em seqüência à descoberta divulgada no dia 17 deste mês, a perfuração do poço 1-OGX-22-MA, no bloco PN-T-68, prosseguiu e identificou uma nova acumulação de gás, esta de idade devoniana inferior. Foi realizada uma perfilagem intermediária, teste utilizado para verificar/avaliar as características físicas e químicas das camadas geológicas e dos fluidos nelas contidos.

O teste possibilitou determinar o net pay (intervalos de um reservatório saturados por petróleo e/ou gás) de ambas as acumulações: aproximadamente 49 metros e 47 metros, respectivamente. Adicionalmente, em complemento às informações referentes ao teste de formação conduzido na primeira acumulação, a OGX e a MPX informam que o poço apresentou potencial produtivo de até 3,4 milhões de metros cúbicos por dia em abertura plena (AOF - Absolut Open Flow).

A perfuração do poço OGX-22, prospecto denominado Fazenda São José, continuará em andamento até a profundidade total estimada de 3.200 metros em buscas de novos objetivos exploratórios.

O poço, localizado no bloco PN-T-68, situa-se em Santo Antônio dos Lopes, a aproximadamente 260 km de São Luís, capital do Maranhão. A sonda QG-1, fornecida pela Queiroz Galvão, iniciou as atividades de perfuração no dia 23 de outubro deste ano.

“Estas novas informações reforçam a perspectiva do enorme potencial da região, com a descoberta de acumulações em diferentes níveis e potencial produtivo excepcional. Cada conquista reforça o sucesso do nosso modelo geológico desenvolvido para esta região de nova fronteira”, comentou o diretor-geral da OGX, Paulo Mendonça.

Capinzal - Este é o segundo poço perfurado pela OGX no Maranhão na Bacia do Parnaíba. O primeiro poço (OGX-16, em Capinzal do Norte) foi concluído em outubro com a identificação de duas acumulações de gás, também na idade devoniana.

Na ocasião, a OGX e a MPX estimaram uma capacidade produtiva de aproximadamente 15 milhões de metros cúbicos diários de gás natural em toda a área dos sete blocos da Bacia do Parnaíba. Os 3,4 milhões de m³/dia devem ser entendidos como parte desse montante.

Prefeito comemora a descoberta no município

O prefeito de Santo Antônio dos Lopes, Eunélio Macedo Mendonça (PSDB), que apoiou as candidaturas da governadora reeleita Roseana Sarney e da presidente eleita Dilma Rousseff, comemorou ontem a descoberta de mais um acúmulo de gás no município, que está situado na Bacia do Parnaíba. Há exatamente uma semana, a OGX e a MPX haviam anunciado a primeira descoberta na cidade.

Eunélio Mendonça disse que a Prefeitura deu todo o apoio à OGX e à MPX para a perfuração desse poço e que a população está bastante otimista de que essa descoberta de gás e mais a usina termelétrica que será construída em Santo Antonio dos Lopes resultarão em mais desenvolvimento para o município.

Santo Antonio dos Lopes é um município pobre, cuja população vive basicamente da renda de salário da Prefeitura, de aposentadoria do INSS, de Bolsa Família, do extrativismo (quebra de coco babaçu) e da agricultura de subsistência.

Segundo o prefeito, os efeitos desses investimentos da OGX e da MPX no município já começam a aparecer, com o surgimento de dois postos de combustíveis, a construção de um hotel de três andares e o crescimento do comércio.

Na visão do prefeito, esses investimentos no município, além de criarem emprego para a população, vão se reverter em impostos para que a Prefeitura possa aplicar mais recursos em educação, saúde, saneamento básico e infraestrutura, além de outras áreas.

Sobre as oportunidades que surgirão em termos de geração de emprego, Eunélio Mendonça disse que está em busca de emenda federal para qualificar a mão-de-obra local. “Também procuraremos o Senai e o Sebrae para desenvolver cursos de capacitação em nosso município. Vamos trabalhar para que a nossa população seja empregada”, finalizou o prefeito. (Ed. 17.635; Primeiro Caderno; Economia – pág. 10)

 

Esta matéria também foi publicada no Jornal Pequeno.

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621