Dilma vai criar o Ministério das Micro e Pequenas Empresas

02-12-2010 11:40

A presidente eleita, Dilma Rousseff, irá mesmo criar o Ministério das Micro e Pequenas Empresas e deverá fazer o anúncio da nova pasta na semana que vem. A criação do Ministério foi um compromisso de campanha da candidata petista com entidades representativas desse importante setor da economia nacional.

Ainda não há um nome fechado para comandar o futuro ministério, mas estão cotados à vaga o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, um dos coordenadores do programa de governo de Dilma, e o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

Nos bastidores comenta-se que a presidente eleita, Dilma Rousseff, teria mais simpatia pelo nome de Alessandro Teixeira devido o seu perfil técnico para o cargo. Ocorre que o presidente nacional do PT, José Edurado Dutra, é suplente do senador Antônio Carlos Valadares e existe um acordo para que Dutra assuma o Senado a partir de 2011, daí que o Ministério das Micro e Pequenas Empresas poderá ficar mesmo com o senador sergipano.

O nome do atual presidente do Sebrae, Paulo Okamoto também circulou fortemente como possível ministro da nova pasta, mas tudo indica que ele  acompanhe Lula no instituto que o presidente pretende criar assim que deixar o governo.

Governo do Maranhão                                                                 

O anúncio da criação do Ministério das Micros e Pequenas Empresas mexeu com o meio empresarial e político maranhenses, uma vez que a governadora Roseana Sarney já disse que pretende governar com uma estrutura de governo parecida com o da Esplanada dos Ministérios, o que leva a crer que a chefa do executivo maranhense poderá criar uma secretaria das Micro e Pequenas Empresas ou um órgão (talvez uma secretaria adjunta) ligado, a príncipio, à SEPLAN.

Micro e Pequenas Empresas

As micro e pequenas empresas correspondem a mais de 99% dos 5,8 milhões de negócios formais existentes no Brasil e empregam 52,3% dos 24,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Isso corresponde a 13,1 milhões de empregados – destes, 8,5 milhões, ou 64,9%, vivem no interior do país.

De 2000 a 2008, o número de micro e pequenas empresas aumentou de 4,1 milhões para 5,7 milhões – um crescimento de 40%. No período, foi ampliado em 4,5 milhões o número de empregados com carteira assinada, que estava em 8,6 milhões e passou para 13,1 milhões.

Os dados acima são do Sebrae Nacional e demostram a importância do setor para a economia do país, ou seja, a criação de Ministério das Micro e Pequenas Empresas será fundamental para que o governo Dilma possa dar continuidade na formulação de políticas de geração de emprego e renda neste país. (Jornal Pequeno On Line; Blog do Robert Lobato)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621