DNIT aprovará novo edital para duplicação da BR-135 em maio

26-04-2011 08:46

 

O novo edital de licitação da duplicação da BR-135, no trecho Estiva/ Bacabeira, será aprovado no dia 3 de maio pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), em São Luís. Hoje, em Brasília, o Conselho do DNIT aprova o novo edital das licitações de obras rodoviárias de todo o país.

O diretor regional do DNIT, Gerardo de Freitas Fernandes, explicou que a licitação para as obras de duplicação já foram liberadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ele esclarece que o edital para a duplicação da BR-135 não foi suspenso por problemas na licitação. No entanto, o status de “suspensa” para obras acima de R$ 200 milhões é padrão, enquanto é iniciado o processo de diligência para apurar possíveis irregularidades. “O novo edital não substituirá o antigo. Apenas complementará o já aprovado”, disse o diretor.

Gerardo de Feitas Fernandes também explicou que as modificações no edital de licitação das obras de duplicação na BR-135 já foram feitas e que foram entregues, também, as documentações devidas para a obra. “É uma situação padrão, mas o TCU já encaminhou ao DNIT as modificações que devem ser feitas e este já respondeu entregando as documentações devidas”, confirmou.

Segundo o DNIT, o TCU sugeriu 10 modificações no edital de licitação da duplicação da BR-135, sendo que todas já foram atendidas e justificadas, entre elas: o volume do aterro, o valor da brita e o preço da obra que precisa se adequar ao Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro)

A principal modificação no edital de licitação de obras rodoviárias, que será aprovado hoje, é a criação do atestado de visita dos concorrentes a área concorrida. “O atestado vai garantir, para quem tiver o interesse em disputar qualquer licitação, visita às áreas que correspondem ao edital. A aprovação do novo edital não vai influenciar em nada o edital de duplicação já aprovado”, reafirmou Gerardo Fernandes.

Número

28 km é o total a ser duplicado na BR-135. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621