Econegócio deverá ser destaque na Feira do Empreendedor 2011

26-09-2011 18:56

 

Faltando menos de um mês para a sexta edição da Feira do Empreendedor 2011, o Sebrae Maranhão ultima os preparativos deste que é um dos maiores e principais eventos do seu portfólio para o desenvolvimento e fomento de novos negócios. Neste ano, a programação dará atenção especial aos empreendedores individuais, ao empreendedorismo social e ao econegócio, além de realizar um painel com mais de 500 oportunidades de novos negócios que podem ser montados a partir dos investimentos já sinalizados para o estado.

No segmento de econegócio, por exemplo, um dos destaques da Feira do Empreendedor – que será realizada de 13 a 16 de outubro, no Centro de Convenções e Multicenter Sebrae – será a experiência do empresário Sebastião de Andrade, do município de Caxias, que após nove anos trabalhando com extração de seixo e com piscicultura, resolveu entrar no mercado do “ecologicamente correto”.

A ideia surgiu há três anos, quando um amigo moveleiro mostrou que poderia fazer uma cadeira com pallets de madeira, uma espécie de estrado utilizado no armazenamento de mercadorias. “Nós fazemos a retirada dos pallets, compensados e outros resíduos da fábrica da Schincariol instalada em Caxias. Esse material foi ficando aqui no meu terreno, porque eu alimentava o desejo de aproveitá-lo de alguma maneira. Sempre fui preocupado com as questões ambientais e sou um defensor do desenvolvimento sustentável”, conta o empresário.

Quando o amigo mostrou a cadeira de pallet pronta, Sebastião se perguntou “Por que não?” e, de lá para cá, amadureceu a ideia, começou a estudar o mercado de móveis, produtos reciclados e reaproveitados e a estruturar esse projeto de uma indústria ecologicamente correta.

Hoje, agregado aos negócios anteriores, o empresário montou a primeira etapa de sua futura eco-indústria que contemplará uma área de 10.000m², com investimento em torno de R$ 10 milhões. Desse total, já estão aplicados R$ 1 milhão na construção do galpão de 2.500m² para abrigar a parte de movelaria e na compra de 80 máquinas. O amigo moveleiro, Udélcio Leite, foi contratado e hoje, com Sebastião de Andrade, cria as peças e gerencia o pátio da fábrica.

A Eco Móveis Brasil já está em funcionamento, com 30 funcionários – 80% são mulheres. A primeira fase é de capacitação da mão de obra e produção das peças em larga escala – portas, carteiras escolares, cômodas, cadeiras, mesas diversas, dentre outras. No total, 12 peças foram idealizadas, mas a produção em larga escala será focada em cinco ou seis.

Mais

O econegócio é um segmento de mercado que reúne produtos e serviços que se propõem a solucionar problemas ambientais ou que utilizam métodos mais racionais de exploração dos recursos naturais para a produção de bens e serviços. Em época onde a sustentabilidade é a bola da vez, o segmento desponta e já se apresenta como um dos mais promissores.

Pode-se classificar três grandes grupos que fazem parte dos “negócios ecologicamente corretos”, que seguem critérios como características dos produtos e serviços ofertados, produção na cadeia produtiva e vantagem competitiva das empresas: Eco-indústrias; Indústrias alternativas e Empresas ambientalmente responsáveis.

 

FONTE: JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO, ED 17.937, ECONOMIA

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621