EDITORIAL: Maturidade e realismo

27-09-2011 14:40

Maturidade e realismo

O governo deslanchou. A afirmação, que pode também ser interpretada como uma boa notícia, foi feita pela governadora Roseana Sarney (PMDB), sexta-feira, durante entrevista exclusiva concedida a O Estado. Foi a maneira como a chefe do Poder Executivo resumiu seu estado de ânimo e traduziu o clima que começa a dominar a máquina estatal maranhense, que passou por fortes ajustes no últimos tempos e agora se movimenta com a dinâmica prevista nos momentos iniciais da nova gestão.

Roseana Sarney conversou durante mais de duas horas com o editor de Política Itevaldo Júnior e o repórter político Décio Sá. Não se furtou a responder a nenhuma das perguntas que lhe foram dirigidas, incluindo as que enfocaram a administração, os problemas do governo e o panorama político. Ora muito séria, ora exibindo invejável serenidade e muitas vezes rasgando sorriso largo, a governadora impressionou principalmente pela desenvoltura com que falou de cada área do governo. Mostrou que sabe em detalhes o que está acontecendo em cada segmento do Executivo e que acompanha muito de perto a evolução de cada ação, projeto ou programa do governo em andamento. Dá a impressão de que nada escapa ao seu controle.

Cada pergunta feita pelos jornalistas de O Estado foi respondida com se ela já a estivesse esperando. A cada resposta Roseana Sarney se mostrou uma chefe de Estado com os pé fincados no chão, que sabe o que faz e onde quer chegar, que tem paciência, mas sabe cobrar e equacionar os problemas a serem resolvidos. Nela não há empolgação ingênua, nem pessimismo chorão. O que a governadora revela em si é uma política madura e uma chefe de governo pragmática, acostumada a encarar desafios de todos os matizes e que enfrenta as adversidades e com a serenidade adulta que identifica os líderes e os sábios.

Sem expressar objetivamente, a governadora do Maranhão deixou entrever uma preocupação quase maternal com a educação. E demonstrou entusiasmo quando relatou que, apesar dos poucos recursos e dos problemas estruturais, burocráticos e administrativos a serem vencidos, o projeto do seu governo na área de educação está ganhando corpo e vai produzir os resultados previstos. Falou também com a mesma ênfase sobre saúde, segurança, infraestrutura e outros segmentos, que na sua avaliação seguem o curso traçado no sentido de gerar resultados positivos.

Editada nas páginas 6 e 7 deste caderno, a entrevista concedida a O Estado pela governadora Roseana Sarney traça um retrato fiel e realista do governo e do seu desenho político. Quem a ler terá um perfil da chefe do Estado e uma visão panorâmica do programa de governo em andamento.

Uma boa leitura.

FONTE: JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO, ED 17.937, EDITORIAL

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621