Empresa exportadora de mel investirá R$ 1 mi em empreendimento no MA

21-03-2012 08:47

Com o investimento da Prodapys no município de Santa Luzia do Paruá, o Maranhão deve dobrar a atual produção de 1,5 mil tonelada/ano até 2014

Até 2014, o Maranhão deverá dobrar a atual produção de 1,5 mil tonelada/ano de mel para 3 mil tonelada/ano. O prognóstico foi anunciado à governadora Roseana Sarney pelo diretor-geral da empresa Prodapys Exportadora de Mel, Célio Hercílio Marcos da Silva, durante reunião, ontem, no Palácio dos Leões, em São Luís. Ele também falou sobre o andamento das obras de construção de unidade da empresa no município de Santa Luzia do Paruá. Participaram do encontro os secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo; e o chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva.

O investimento da empresa, que tem sede em Santa Catarina, será da ordem de R$ 1 milhão e resultará na mais moderna unidade de extração de mel do Brasil. Com a instalação do empreendimento no estado, a Prodapys Exportadora de Mel potencializa os negócios no Maranhão, onde há quatro anos compra mel para exportação de produtores da região do Alto Turi e beneficia com tecnologia os produtores locais do setor.

Com o novo empreendimento, mais de 200 famílias do município terão garantida a venda de toda a sua produção. O secretário Cláudio Azevedo destacou que o Governo do Estado está aberto a ser parceiro de empresas que ajudem no desenvolvimento do Maranhão.

"Nós vamos apoiar mais a iniciativa empreendedora trabalhando a capacitação de produtores de mel e de produtores de abelha rainha", assinalou. Azevedo ressaltou ainda que a empresa trará para o Maranhão a tecnologia dasmatrizes (rainhas) geneticamente modificadas da apis melífera (abelha africanizada), garantindo um produto de melhor qualidade.

Bastante otimista após o encontro com a governadora, o diretor-geral da empresa falou sobre a obra de construção. "A previsão é que a obra esteja concluída até julho deste ano. A empresa terá maquinário de última geração e a expectativa é de que a produção inicial seja de 30t a 40t de mel por dia", declarou Célio Hercílio Marcos da Silva, que apresentou os produtos da marca à governadora.

A catarinenseProdapys Exportadora de Mel é a primeira empresa do Brasil habilitada a exportar para a União Europeia, tornando-se líder brasileira no comércio do produto para o mercado internacional. Além do Maranhão, na Região Nordeste, a Prodapys tem unidade de produção no município piauiense de São Raimundo Nonato.

O portfólio de produtos da Prodapys é formado por compostos de mel, linha de cosméticos (loção hidratante e geleia real) compostos, balas, alimentos e produtos apiterápicos (extratos de própolis, geleia real liofilizada e outros). (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621