Energia pra dar e vender

05-12-2010 11:52

Leitores e amigos têm me cobrado atualizações sistemáticas no meu Blog.

Como desculpa, digo que ultimamente não tenho tido tempo... E que alguém tem que trabalhar (nesse caso o alguém está na primeira pessoa do singular), comento com humor.

No entanto, os leitores mais modernos argumentam que não precisa de um texto bem elaborado (na verdade, nem sei se os meus podem ser enquadrados nessa categoria!) e sim de pequenas notas, sucintos comentários, enfim, assuntos do dia-a-dia.

Pois bem! Vou tentar participar mais ativamente dessa mídia discutindo alguns assuntos que nos dizem respeito.

Por hoje vamos falar um pouco sobre energia!

Recentemente o Maranhão tem sido alvo de notícias positivas a esse respeito. A prospecção de petróleo offshore e a descoberta de grandes reservas de gás em Capinzal do Norte têm ocupado os noticiários dos jornais em todo o país.

A implantação da Refinaria de Petróleo em Bacabeira, capaz de processar 600 mil barris de petróleo por dia, só encontra similar no Kuwait onde está em fase de construção uma unidade com essa magnitude. Faça um pequeno sobre vôo sobre a área onde está sendo implantada a planta de refino. É de causar espanto a grandiosidade da obra! Apenas a fase inicial de preparação do terreno está a consumir quase um bilhão de reais.

O retorno do senador Lobão ao Ministério de Minas e Energia é uma garantia de que esse empreendimento será implantado dentro do prazo. Esse clima de euforia, retratado pelos elevados índices de crescimento da economia maranhense, vem sendo observado nos mais diversos segmentos. Apenas para ilustrar, o mercado de energia elétrica no Maranhão cresceu cerca de 17% neste ano de 2010, três vezes superior ao verificado no resto do país.

O Programa Luz para Todos no Maranhão já levou energia elétrica a mais de 270 mil residências no Interior do Estado. Mais energia representa mais consumo, mais produção e mais qualidade de vida para a nossa gente.

Nunca se construiu tanto como agora. O setor de Construção Civil apresenta resultados impressionantes, os preços dos imóveis estão subindo mais que os foguetes da Base de Alcântara e, encontrar atualmente um bom pedreiro está mais difícil que achar a agulha no palheiro.

O fechamento das comportas da Usina hidrelétrica de Estreito representa uma nova etapa de oferta de energia elétrica em abundância para o estado do Maranhão. Com uma capacidade de cerca de mil MW vai produzir energia suficiente para suprir todo o mercado da Cemar e da Alumar juntos.

Dentro em poucos dias assistiremos ao novo leilão de energia da Aneel para o aproveitamento das águas do Rio Parnaíba a montante de Boa Esperança.

À época em que o ex-ministro Cesar Cals inaugurou a Usina de Boa Esperança, os piauienses enciumados com o Maranhão, diziam que a energia ficou para o Maranhão e que eles ficaram apenas com a Esperança... Hoje a esperança é de todos. Mais energia para o Maranhão, para o Piauí e para o Brasil também.

Quando se fala em energia térmica, a Equatorial Energia já concluiu a sua planta industrial em Miranda do Norte e está com suas turbinas prontas para produzir 330 MW de energia com a queima de óleo pesado.

Por outro lado, a MPX acelera, aqui no Porto do Itaqui, a conclusão de sua usina capaz de gerar 360 MW a partir carvão mineral importado diretamente da reserva de La Guarija, na Colômbia.

Durante esta semana, recebi a visita do ex-ministro de Energia do Uruguay José Serrato acompanhado do diretor de uma empresa de Projetos energéticos da Galícia na Espanha, interessados em firmar uma parceria com a Equatorial Energia na produção de energia eólica.

Afinal, vento é o que não falta nas áreas costeiras do litoral maranhense.

Bons ventos sopram no horizonte do Maranhão. Amém.

José Jorge Leite Soares - Ex-deputado estadual, membro da Academia Pinheirense de Letras e cônsul honorário da França em São Luís.  (O Estado do Maranhão; Ed. 17.647; Primeiro Caderno; Opinião - pág. 04)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621