Governo inicia seminários para diagnosticar problemas dos municípios maranhenses
O governo Roseana Sarney (PMDB) vai iniciar amanhã, na cidade de Rosário, o mapeamento dos pontos críticos de cada município do Maranhão. Por meio de seminários regionais de lideranças, o objetivo é traçar os diagnósticos que servirão de subsídios para as ações do próprio governo ou em parceria com os municípios. A primeira etapa reunirá os municípios da região do Munim e Lençóis Maranhenses.
Organizados pela Secretaria de Assuntos Políticos, em parceria com a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado, os seminários servirão de ponto de partida para a discussão sobre a realidade de cada região maranhense.
“O projeto visa mapear os principais pontos críticos de cada município maranhense. As informações serão colhidas em oficinas técnicas e, posteriormente, sintetizadas em um relatório analítico, que irá subsidiar o governo para realização de possíveis parcerias com os municípios e organizações sem fins lucrativos”, enfatizou.
Para a etapa de Rosário, foram convidados os prefeitos de Axixá, Bacabeira, Barreirinhas, Humberto de Campos, Icatu, Morros, Paulino Neves, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Primeira Cruz, Santa Rita, Santo Amaro do Maranhão e Rosário. Ainda este mês será realizado o seminário de Itapecuru-Mirim, no dia 25.
Sociedade – Segundo explicou Hildo Rocha, o evento do governo envolverão não só os entes federativos, mas toda a sociedade organizada do estado. Participarão do encontro sindicatos, colônias de pescadores, conselhos municipais e associações comunitárias. “Todas estas entidades terão vez e voz na elaboração das políticas públicas, o que só ocorre raramente”, frisou Rocha.
Os seminários regionais foram tema de debate na última reunião entre os deputados estaduais e os secretários do governo Roseana Sarney. A orientação aos deputados é que participem dos encontros, onde receberão subsídios dos prefeitos para melhor aplicação dos recursos de suas emendas parlamentares.
“A partir dos resultados obtidos, teremos informações mais confiáveis que ajudarão o governo a expandir as ações efetivadas em conjunto com os municípios e, em total harmonia, com a União, empresários e setores da sociedade civil organizada”, observou. O seminário de Rosário acontece no Ginásio Esportivo Ferreirinha, a partir das 9h de amanhã. (Fonte: O Estado do Maranhão)