Grupo Suzano propõe convênio com Prefeitura

12-02-2011 16:08

 

Imperatriz – Representantes do grupo Suzano e do Instituto Ayrton Senna estiveram reunidos com o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, para debater a assinatura de um convênio para a realização de quatro projetos de alfabetização oriundos do Programa Educar e Formar. A participação da Prefeitura seria apenas a disponibilização de equipe pedagógica para acompanhar o desenvolvimento dos programas.

 

O gerente de projetos educacionais do Instituto Ayrton Senna, Carlos Henrique, afirmou que o grupo Suzano mantém uma parceria com o Instituto. “Esse projeto já foi iniciado em alguns municípios da Bahia e do Espírito Santo. E agora estamos tentando trazer para o Maranhão, o Tocantins e o Piauí”, disse.

 

Ele assinalou que o objetivo é celebrar um convênio com o município de Imperatriz, o grupo Suzano e o Instituto Ayrton Senna. A parceria prevê a realização de quatro projetos de alfabetização: Se Liga, Acelera Brasil, Circuito Campeão e o Gestão Nota 10. Carlos Henrique explica que a contrapartida do Município no projeto será disponibilizar uma equipe pedagógica para acompanhar o desenvolvimento dos programas educacionais. “A Suzano financiará todo o projeto e o Instituto Ayrton Senna entrará com a parte tecnológica”, garantiu o gerente.

 

Empresa - A gerente socioambiental da Suzano, Adriana Soares de Carvalho, disse que a empresa, ao instalar seu projeto no município, leva junto com o empreendimento econômico outro empreendimento muito mais importante, que é o de trabalhar com a comunidade o desenvolvimento humano pela via da educação por meio do Programa Educar e Formar.

 

“Trata-se de uma proposta que prioriza a gestão educacional, sem perder o aluno como foco, através do fortalecimento das equipes da Secretaria de Educação e das unidades escolares, desenvolvida em parceria com o Instituto Ayrton Senna”, disse ela, em comunicado ao prefeito Sebastião Madeira.

 

Ela detalhou que a Suzano atua há 85 anos no setor de papel e celulose, cuja missão destaca-se entre os 10 mais rentáveis conglomerados empresariais privados do país, a partir de uma visão que reúne controle familiar, gestão profissional de alta performance e parceria com o mercado de capitais.

“Em 2010, o programa Educar e Formar, mantido pela área socioambiental da Suzano papel e celulose, em parceria com o Instituto Ayrton Senna e prefeituras, alcançou resultados transformadores, beneficiando sete municípios vizinhos às unidades produtivas da empresa”, frisou Adriana Carvalho.

 

O secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, considerou interessante o projeto desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna, principalmente em relação ao custo operacional com materiais de expediente na execução de alguns programas mantidos pela Suzano.

“Nós percebemos que nos locais em que existem essas grandes empresas, elas acabam contribuindo com a formação do cidadão”, disse ele, que recebeu com satisfação o projeto, mas ponderou que o mesmo precisa ser analisado pelo Município. “Vamos avaliar os programas e verificar quais os que podem ser implantados em Imperatriz”, afirmou o secretário.

 

Programas

 

- Os programas do Instituto Ayrton Senna são soluções educacionais que ajudam a combater os principais problemas da educação pública do país. E contemplam três grandes áreas: educação formal, educação complementar e educação e tecnologia.

- O projeto, implementado em grande escala com estratégias e metas pré-definidas, recebe acompanhamento e avaliações sistemáticas para alcançar um único objetivo: o sucesso do aluno na escola.

 

(Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.714, Cidades – pág. 03)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621