Haroldo Cavalcanti Jr. reeleito na ACM

10-12-2010 15:34

O empresário Haroldo Cavalcanti Júnior foi reeleito ontem presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), para dirigir a entidade no biênio 2011/2012. Ele venceu as eleições com 184 votos contra 154 obtidos pelo candidato Daniel Albuquerque, uma diferença, portanto, de 30 votos. Dos cerca de 400 associados aptos a votar, 340 compareceram às urnas, sendo a maior participação em um pleito na história da Casa.

Logo depois da divulgação do resultado final, que registrou apenas um voto em branco e um nulo, a chapa 2, de Daniel Albuquerque, questionou o fato de a mesa ter anunciado antes da apuração, que 351 eleitores participaram do pleito e somente 340 votos terem sido computados na urna. A diferença dos 11 votos que não apareceram, embora não mudasse o resultado, foi objeto de suspeição, o que motivou nova contagem.

Na recontagem, foi identificado que o erro aconteceu na conferência dos associados que assinaram a lista de votação, sendo declarada, então, oficialmente a vitória da chapa de Haroldo Cavalcanti Júnior com diferença de 30 votos em relação à outra chapa.

Visibilidade - Depois de toda a tensão causada pela apuração e apesar da pequena diferença de votos, Haroldo Cavalcanti disse ter sido uma eleição limpa e transparente que deu visibilidade à Casa e trouxe de volta o associado para a sua entidade máxima e representativa. “Quem ganhou com todo esse processo foi a Casa, que teve uma das maiores participações de associados numa eleição”, avaliou.

Ele disse que, agora, com a reeleição, aumenta ainda mais a sua responsabilidade, tendo a obrigação de fazer muito mais em prol da Casa e dos associados. Haroldo frisou que o segundo mandato é uma oportunidade de desenvolver vários projetos que se iniciaram na atual gestão e outros que serão implementados, em benefício dos associados.

“Nossa responsabilidade agora é muito maior, especialmente neste momento em que o Maranhão encontra-se em pleno processo de desenvolvimento, do qual a Associação Comercial será partícipe, ao lado do Governo do Estado e das empresas maranhenses”, afirmou.

Votação teve mobilização de sócios

Diferentemente de eleições anteriores na Associação Comercial, a votação de ontem foi bastante movimentada, inclusive com a participação ativa de cabos eleitorais pedindo votos para os dois candidatos, utilizando camisas de suas respectivas chapas e distribuindo panfletos.

Logo após o presidente da mesa eleitoral, Edézio Menezes de Barros, dar início, oficialmente, às 8h, à sessão eleitoral, o candidato Haroldo Cavalcanti Júnior foi o primeiro a votar, seguido de seu adversário, Daniel Albuquerque. Ambos demonstravam otimismo em relação ao resultado final da eleição.

“Nossa expectativa é bastante positiva. Trabalhamos muito com os demais integrantes de nossa chapa para que tivéssemos um resultado favorável”, disse Haroldo Cavalcanti Júnior, como se já antevisse a vitória.

Além do otimismo de que sairia vencedor do pleito, Daniel Albuquerque, logo após depositar seu voto na urna, observou que há muito tempo a Associação Comercial não era tão movimentada como nesta eleição. “É importante essa participação dos associados, vermos a Casa cheia. Temos muitos planos para colocar em prática”, afirmou.

A eleição da ACM também chamou a atenção de dirigentes e ex-dirigentes de entidade de classe, como o presidente da Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio), José Arteiro da Silva, que votou na chapa de Daniel Albuquerque. Já o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), João Alberto Mota Filho votou em Haroldo Cavalcanti, até porque integra a sua chapa. O ex-presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Jorge Machado Mendes, também participou do pleito, mas preferiu não revelar em quem votou.

Números

340 Associados votaram

1 Voto nulo

1 Voto em branco

184 Votos obteve Haroldo Cavalcanti Júnior

154 Votos obteve Daniel Albuquerque

(O Estado do Maranhão ed:17.650; Primeiro Caderno; Economia - pág. 06)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621