Lobão assume ministério e reafirma compromisso de construir refinaria no MA

04-01-2011 16:22

Senador maranhense retornou ao comando do Ministério de Minas e Energia e garantiu a continuidade de várias obras, entre elas a da Petrobras, em Bacabeira.  

Em uma das cerimônias de posse mais concorridas do ministério do governo Dilma Rousseff, o senador Edison Lobão assumiu na manhã de ontem, pela segunda vez, o cargo de ministro de Minas e Energia. Da solenidade participaram o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB); o presidente do Senado, José Sarney (PMDB); e a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), além de vários outros ministros, parlamentares, empresários, funcionários e técnicos do setor.

Em seu discurso, Lobão garantiu a continuidade das obras de pelo menos três refinarias da Petrobras: a Refinaria Premium I do Maranhão, que vai produzir em Bacabeira 600 mil barris a partir de 2014; a Premium II, do Ceará, e a ampliação do complexo petroquímico da Comperj, no Rio de Janeiro, entre outros investimentos nos setores de petróleo e gás.

O ministro confirmou que, ainda este ano, entrarão em operação os gasodutos que levarão o gás da Bacia de Santos para os mercados de São Paulo e Rio e o início de dois novos projetos de gás liquefeito: o Terminal de Gás Embarcado, visando à área do Pré-Sal e o mercado interno, e o Complexo de GNL.

Sarney - Durante a cerimônia de posse, o ministro de Minas e Energia destacou a presença do ex-presidente e senador José Sarney, "um dos inspiradores da maior aliança política que já se fez neste país, em nome do nosso desenvolvimento, e um dos seus sustentáculos".

Lobão foi muito aplaudido quando disse que Sarney é "um homem experiente, referência de equilíbrio e de grande democrata para todo o Brasil". “Segundo ele, como presidente do Congresso, Sarney, assim como o presidente da Câmara, Michel Temer, colaborou para os avanços que o Brasil obteve nos últimos anos e para o bom êxito do governo Lula”. E acrescentou que o senador fará o mesmo em relação ao governo Dilma "Chego com um só propósito: servir ao Brasil, sob a liderança da presidenta Dilma Rousseff", afirmou Lobão.

Ao agradecer a presença de Roseana Sarney, Lobão lembrou a vitoriosa campanha eleitoral da governadora, eleita no primeiro turno das eleições no Maranhão, estado onde a presidente Dilma Rousseff teve uma de suas mais consagradas vitórias.

Leilão do pré-sal - Lobão afirmou que, também neste ano, será realizada a 11ª Rodada de licitações para a concessão de áreas para exploração de petróleo. Segundo ele, nessa rodada, o objetivo é fazer a primeira etapa de licitação para a exploração da camada pré-sal no sistema de partilha.

Pelo regime de concessão, vence o leilão o investidor que oferecer o maior valor pelo bloco, enquanto pela partilha ficará com a área quem oferecer maior volume de petróleo para o governo. A rodada pelo novo regime de partilha depende, ainda, da aprovação, pelo Congresso Nacional, de projeto de lei que estabelece o novo modelo para a distribuição de royalties.

 

 (O ESTADO DO MARANHÃO; ED:17675; PRIMEIRO CADERNO; POLÍTICA; MINAS E ENERGIA)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621