Luiz Fossati toma posse como diretor-presidente da Emap

07-01-2011 16:45

O Porto do Itaqui é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e social do Maranhão e do Brasil. É com essa visão e boa dose de pragmatismo que o engenheiro eletricista Luiz Carlos Fossati, com larga experiência internacional nos Estados Unidos e Europa, foi empossado ontem pelo Conselho de Administração (Consad) como diretor-presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

Fossati, que entre outras qualificações tem especialização em Eletrônica Industrial pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), curso de Finanças e Custos pela Universidade Católica de Minas Gerais e ABS (Alcoa Business System) nos Estados Unidos e Brasil, estava desde 1984 na Alcoa. Na multinacional, exerceu diversas funções.

Antes de se tornar presidente global de metais primários da Alcoa, o engenheiro passou pela presidência da Unidade de Negócios (Produtos Primários Europa), foi diretor de Manufatura (Produtos Primários Europa), diretor de Produtos Primários (América Latina), diretor do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), entre 2000 e 2005, gerente de operações da unidade de Poços de Caldas (MG) e gerente da Fábrica de Rockdale (Texas, EUA). Antes da Alcoa, ele contribuiu com as empresas Jari Florestal & Agropecuária, Araxá Fertilizantes e Produtos Químicos (Arafértil) e Klabin Irmãos e Cia.

Com um perfil profissional arrojado, Fossati exerceu funções como a definição de planos estratégicos e sua implementação; contribuição para melhoria da performance, produtividade e lucratividade dos negócios; tem vivência em redefinição de negócios e sua adequação ao mercado; além de gerenciamento de gasto de capital, coordenação de atividades voltadas para a redução de taxas de acidentes, exposições e não conformidades ambientais, entre outras.

Solenidade - Durante a posse na manhã de ontem, o novo presidente da Emap reforçou a importância estratégica do Itaqui e disse que se sente honrado com o convite da governadora Roseana Sarney e com o desafio que tem pela frente. "Existe atualmente uma lacuna entre o que se espera do Porto do Itaqui e onde se conseguiu chegar. Esperamos, com organização, foco e trabalho em equipe, atender todas as expectativas tanto do Governo Estadual como Federal", disse.

Familiarizado em gerenciar equipes de várias nacionalidades, o executivo ressaltou em conversa com todos os funcionários da Emap que as pessoas são o maior valor que uma empresa pode ter e que é preciso treiná-las e motivá-las para que sigam em uma mesma direção. Uma das palavras de ordem na Emap agora é velocidade. "Precisamos acelerar o andamento de alguns projetos e nossas ações", antecipou Fossati.

O secretário de Estado de Indústria e Comércio e também presidente do Conselho de Administração da Emap, Maurício Macedo, frisou durante a posse que o grande desafio do Governo era encontrar uma pessoa para dirigir o porto em um momento importante que o estado vive, com grandes investimentos econômicos como a Refinaria Premium, da Termelétrica MPX, da fábrica de cimento da Votorantim e da planta da Suzano. "Fossati surgiu como uma pessoa qualificada, de alto nível, para ajudar o Governo a montar um quadro funcional profissional e técnico necessário", frisou Maurício Macedo.

O chefe da Casa Civil, que também integra o Consad, Luís Fernando Silva, destacou que o Itaqui é um ponto essencial na rede de transporte intermodal que se liga à produção do interior do país e coloca o Maranhão de frente para os mercados internacionais.

Mais

Além do secretário Estadual de Indústria e Comércio, do presidente da Emap e do Chefe da Casa Civil, o Conselho de Administração da Emap é integrado ainda pelo secretário de Estado de Planejamento, Fábio Gondim; pelo presidente da Companhia Docas do Maranhão (Codomar), Washington de Oliveira Viegas; pelo representante dos trabalhadores, James Barbalho; e pelo representante das entidades de classe, o presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Haroldo Cavalcanti Junior. São competências do Consad, entre outras atribuições, fiscalizar a gestão dos diretores, fixar orientação geral dos negócios do porto e aprovar os relatórios das contas da diretoria e dos balanços.

(O ESTADO DO MARANHÃO; ED:1768; PRIMEIRO CADERNO; PORTOS; POSSE EMAP)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621