Luz para Todos leva energia elétrica a 1,4 milhão no MA

24-01-2011 15:38

O Programa Luz para Todos, do Governo Federal, já levou energia elétrica aos lares de 13,2 milhões de brasileiros do meio rural. Só no Maranhão, foram mais de 1,4 milhão de pessoas que saíram da escuridão.

Para a realização das obras no estado, o Governo Federal já liberou, até o momento, R$ 1 bilhão, do total de R$ 1,4 bilhão contratado com a concessionária de energia local. O Programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e desenvolvido em parceria com os governos estaduais e as concessionárias de energia elétrica.

O objetivo do Luz para Todos também é promover o desenvolvimento do meio rural e a geração de emprego e renda a partir do uso produtivo da energia elétrica. É o caso de Mário Oliveira dos Santos. Morador da

Ilha de Lençóis, ele sempre lutou para realizar o sonho de ser comerciante e lembra-se dos tempos em que um pequeno gerador movido a diesel fazia funcionar a geladeira de seu minimercado, mas somente por quatro horas diárias.

Hoje, já existe energia elétrica na ilha e ela chegou com a implantação de um sistema híbrido de geração de energia, que utiliza como fontes a força do vento e o calor do sol, já que as dificuldades logísticas impediam que o atendimento fosse feito por meio de extensão de rede. Agora, os moradores da ilha desfrutam da energia elétrica 24 horas por dia.

Mais

O morador do meio rural que não dispõe de energia elétrica em casa e não fez seu pedido ainda deve procurar o escritório ou representante da concessionária que atende a região e solicitar a instalação da luz. A prioridade das obras é definida pelo Comitê Gestor Estadual e o cronograma, pela concessionária de energia elétri

 

(Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17693, GERAL – pág. 02)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621