Madeira destaca esforço de Roseana

27-02-2011 21:38

Imperatriz - O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), elogiou o trabalho da governadora Roseana Sarney (PMDB) no processo de atração para instalação da unidade industrial da Suzano Papel e Celulose ao município de Imperatriz. O pronunciamento do prefeito aconteceu na manhã de sexta feira, dia 25, no auditório local do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), durante cerimônia de apresentação do programa de Formação de Pessoas da Suzano Papel, lançado na Região Tocantina.

O prefeito destacou que "a governadora Roseana não mediu esforços e se empenhou pessoalmente para tirar todas as barreiras que impediam a instalação da fábrica na cidade, o que resultou na implantação da mesma em terras imperatrizenses".

Madeira chegou a lembrar que o apoio da governadora foi decisivo e, sem uma atuação firme do governo maranhense, por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sinc) e de Meio Ambiente (Secma), talvez a fábrica não viesse para o município. "Quando a governadora assinou o decreto que declarou o empreendimento de relevante interesse para o estado, em julho de 2009, a partir dali pudemos iniciar a concretização de um sonho que há muitos anos tínhamos, de trazer uma indústria de grande porte para nossa cidade", finalizou.

O Grupo Suzano recebeu a licença de instalação para a atividade de produção de celulose e papel, e ainda, autorização (outorga) para uso de água superficial do Rio Cinzeiro, situado na zona rural do município de Imperatriz, para fins industriais.

Com a questão de licenciamento ambiental bem encaminhada, a Suzano segue o projeto de instalação do empreendimento em Imperatriz de acordo com o cronograma estabelecido.

O prefeito imperatrizense também elogiou a conduta do secretário de Estado de Desenvolvimento e Indústria, Maurício Macedo, que tem trabalhado de forma determinada neste projeto. "Além da Suzano, outros investimentos estão sendo possíveis em Imperatriz, como é o caso do Distrito Industrial, que há mais de 20 anos estava só no papel e agora está concluído, pronto para abrigar novas empresas que aqui queiram chegar", disse Madeira.

Cronograma - A previsão é que as obras de construção da fábrica tenham início no primeiro semestre de 2011 e as atividades devem começar em 2013, com capacidade para produzir 1,3 milhão de toneladas/ano de celulose, abrangendo as áreas de Imperatriz, Porto Franco e Açailândia, onde já existem florestas disponíveis, infraestrutura e sistema de logística para o empreendimento. A produção de celulose da Suzano será exportada, por meio de navio, a um terminal privado que o grupo pretende construir em São Luís, possivelmente próximo ao Porto do Itaqui.

A instalação do empreendimento vai gerar sete mil empregos diretos durante o pico máximo das obras, mantendo-se uma média de 3.500 empregos diretos e 15 mil indiretos nas demais etapas.

 

(Fonte: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.728, Política – pág. 03)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621