Mapa Geológico do Maranhão está sendo concluído
Brasília - O Mapa Geológico do Maranhão, que se encontra em fase de formatação, e sua importância para o desenvolvimento econômico do estado, foi um dos assuntos da pauta da reunião mantida entre o presidente do Senado Federal, senador José Sarney (PMDB-MA), e o diretor de Gestão de Títulos Minerários do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Jomar Feitosa.
Jomar explicou ao senador José Sarney que o Mapa Geológico já está em fase de conclusão, cujo trabalho conjunto está sendo realizado pelo DNPM, a Secretaria de Estado de Minas e Energia e o Serviço Geológico do Brasil (CPMR). Segundo ele, será um importante instrumento de identificação de todas as atividades de extração mineral no Maranhão, bem como dos principais indicadores econômicos do setor. “O mapa facilitará ao Estado apresentar ao mercado de empreendedores a riqueza do solo maranhense, destacou.
Durante a visita, Jomar Feitosa apresentou ao senador Sarney o “Portal da Outorga”, um ambiente na internet, lançado pela Diretoria de Títulos Minerários, que integra em uma única plataforma ambientes que buscam qualificar a comunicação com o cidadão e garantir o acesso à informação.
O portal divulga e detalha as políticas públicas que visam aproximar ainda mais o governo federal dos cidadãos. Por meio dele, é possível pesquisar todas as informações referentes à exploração mineral, sistemas e atividades da diretoria
Jomar explicou ao presidente do Senado que, durante a sua gestão à frente da Superintendência do DNPM no Maranhão, priorizou em manter abertos os canais de comunicação com os mineradores, fomentando a troca de informações com os demais órgãos governamentais. “Transformamos esta carência em oportunidade e estamos aprimorando o setor mineral do Maranhão, promovendo a legalidade e possibilitando segurança de atendimento, tudo isso tendo como foco o desenvolvimento econômico e social do estado”.
Portarias - Agora que assumiu a Diretoria de Gestão de Títulos Minerarios, Jomar Feitosa ressalta que não se distanciou do Maranhão e que continua sanando as pendências processuais dos mineradores, principalmente na destinação de aprovação de portarias de lavra, capacitando o Estado a disponibilizar matéria-prima legalizada aos grandes empreendimentos que estão se instalando.
Jomar Feitosa ressaltou a importância do trabalho e do apoio do senador Sarney e da bancada federal maranhense às ações do DNPM no estado, do ministro Edison Lobão (Minas e Energia) e da governadora Roseana Sarney (PMDB-MA), cuja sensibilidade e compromisso com o desenvolvimento possibilitou ao órgão uma constante interação com as secretarias de estado. “Uma gestão compartilhada é o caminho correto e mais eficaz para atendermos às demandas não apenas o Maranhão, mas de todo o país”, disse Jomar. (Fonte: O Estado do Maranhão)