Maranhão deverá receber até agosto propostas do Nordeste Competitivo
Foram pesquisadas 18 cadeias produtivas e sugeridos 53 eixos de transporte integrados como alternativa de escoamento para os nove estados nordestinos.
O Projeto Nordeste Competitivo, que tem a proposta de integrar econômica e logisticamente nove estados da Região Nordeste, entre eles o Maranhão, deve ser entregue à Federação das Indústrias do Estado (Fiema) até agosto deste ano. O anúncio foi feito durante a apresentação dos resultados da primeira etapa do projeto, terça-feira, na Casa da Indústria, pela consultoria Macrologística - contratada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) para desenvolver o Nordeste Competitivo.
O projeto tem o objetivo de elaborar o planejamento estratégico da infraestrutura de transporte e logística de cargas da Região Nordeste.
Segundo o consultor da Macrologística, Olivier Girard, a proposta é integrar os estados, tornando seus sistemas logísticos mais competitivos, diminuindo custos com frete e avaliando investimentos e fontes de recursos para melhorias. "Às vezes, um estado do Nordeste compra de um estado do Sul o mesmo produto produzido e vendido no estado vizinho", exemplificou.
Nove estados - Para realizar o estudo, a Macrologística pesquisou nos nove estados, por meio de empresas de diversos setores, entidades e órgãos do governo, aspectos econômicos a fim de traçar possíveis eixos integrados de transporte e identificar gargalos que demandarão projetos de melhoria logística.
"Quando estudamos a capacidade de movimentação das vias, identificamos os gargalos que impedem o fluxo dessas cargas. Assim, temos no estudo os principais gargalos logísticos do Nordeste", afirmou o consultor.
Para o presidente da Fiema, Edílson Baldez das Neves, esse é um projeto importante para o Maranhão, pois com base na identificação dos gargalos será possível propor as alternativas para atender às demandas atuais e das próximas décadas. "É a oportunidade de vislumbrarmos as soluções de escoamento da produção maranhense atual e futura, já planejando a demanda gerada pelas novas indústrias que estão se instalando em nosso estado", afirmou Baldez.
Eixos - O projeto Nordeste Competitivo identificou macro fluxos, gaps (falhas) existentes e priorizau projetos, identificando 51 grandes eixos de transporte integrados nos nove estados. Eles perpassam as principais estradas, ferrovias, hidrovias e portos do Nordeste. "Um dos novos eixos ligaria São Luís a Fortaleza, pelo litoral", exemplificou Olivier.
Entre os novos eixos e os sugeridos pelos consultores, 18 deles passam pelo Maranhão. Na reunião de terça, os novos eixos foram validados pelos empresários, gestores da Fiema e entidades presentes ao encontro. Além da validação, dois novos eixos rodohidroviários foram sugeridos pelo público. Saindo de Balsas, um seguiria pelo Rio Mearim e o outro pelo Rio Itapecuru.
Saiba mais
- Entre os pontos investigados no Maranhão e nos demais estados, estão as principais cadeias produtivas, principais produtos dessas cadeias, principais modais disponíveis e as condições desses modais (porto, rodovia, ferrovia, hidrovia, aerovia), o volume de carga que passa por uma das vias de escoamento, entre outros.
- As cadeias pesquisadas foram: açúcar e álcool; adubos e fertilizantes; alumínio; bebidas; biscoitos; bovinos; cobre; ferro e aço; fruticultura; madeira; mandioca; milho; petróleo e derivados; químicos industriais; sal; soja; trigo; veículos e autopeças. (Fonte: O Estado do Maranhão)