Maranhão participa do XII Fórum de Governadores do Nordeste amanhã

20-02-2011 17:55

 

Os interesses do Maranhão e da região nordestina serão defendidos pelo Governo do Estado no XII Fórum de Governadores do Nordeste, que será realizado amanhã, em Aracaju (SE), com a participação da presidente da República Dilma Rousseff. O vice-governador Washington Oliveira representará a governadora Roseana Sarney, que está se recuperando de uma cirurgia.

O vice-governador levará a mensagem do Governo do Maranhão defendendo a cooperação e a integração entre os estados nordestinos como instrumentos de fortalecimento regional. Ele destaca a relevância do fórum como um ambiente de discussão, reflexão e atuação sobre o futuro da região.

“O Fórum de Governadores ganha uma importância ainda maior com a presença da presidente Dilma, que tem reafirmado seu compromisso com o Nordeste, região onde ela teve expressiva votação”, ressaltou Washington Oliveira.

Durante o fórum, o vice-governador entregará em primeira mão à presidente Dilma Rousseff, o “Plano Integrado de Educação Profissional do Maranhão”, que visa preparar mão-de-obra local para atender à demanda dos empreendimentos novos e já implantados no estado.

O Maranhão registra forte crescimento econômico face os investimentos em andamento ou projetados para os próximos cinco anos, estimados em R$ 100 bilhões. Os mais de 30 projetos públicos e privados deverão gerar 240 mil empregos diretos e indiretos.

Com esse plano, o Maranhão deve se tornar referência nacional na oferta de mão-de-obra qualificada para os empreendimentos em instalação no estado e no país.

Um outro documento, denominado “Maranhão de Investimentos”, será entregue por Washington Oliveira aos demais governadores nordestinos, destacando aspectos gerais do estado (população, extensão territorial), potencialidades (localização, infra-estrutura de transporte, energia, água), e as oportunidades de investimentos (gás e petróleo, papel e celulose, agronegócio, mineração).

Fórum - Chefes do Executivo dos nove estados do Nordeste - Alagoas, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Norte -, além de Minas Gerais, estarão reunidos no fórum para discutir com o Governo Federal temas de interesse regional.

O tema central é “O Governo Dilma Rousseff e o Nordeste”, oportunidade em que a presidente apresentará os planos do Governo Federal para o desenvolvimento da região.

Questões ligadas à erradicação da pobreza, finanças, ciência e tecnologia, infra-estrutura e logística, energia e mineração e turismo e cidades históricas também estarão em debate. Esses seis eixos temáticos foram definidos em reunião preparatória realizada dia 11 deste mês, com a participação de secretários de Planejamento dos nove estados da região Nordeste e de Minas Gerais.

 

(Fonte: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.721, Política – pág. 02)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621