MOL e Vale assinam contrato de 25 anos

02-12-2010 11:23

SÃO PAULO - A subsidiária no Brasil da Mitsui OSK Lines (MOL), em São Paulo (SP), informou que vai encomendar ao estaleiro japonês Universal Shipbuilding dois navios cargueiros de 300 mil toneladas de porte bruto (DWT, da sigla em inglês), da classe VLOC (Very Large Ore Carriers). As embarcações serão utilizadas no transporte de minério de ferro da Vale para a China. O contrato entre a Vale e a MOL é de 25 anos.

"O comércio de embarcações de grande porte irá aumentar", declarou o diretor-geral da divisão transportadora de minério de ferro da MOL, Toshiaki Tanaka, acrescentando que a Vale teve grande interesse em desenvolver embarcações de porte maior, uma vez que tais unidades são mais competitivas em termos de custo. "Devemos seguir esta tendência", reforçou o executivo.

Os navios serão construídos pelo estaleiro japonês Universal Shipbuilding, com conclusão prevista para 2012 e 2013. O acordo com a Vale terá efeito assim que as embarcações forem entregues.

Frota - Embora aproximadamente 190 VLOC de 200 mil DWT estejam programados para iniciar atividades nos próximos três anos, Tanaka considera que a nova tonelagem não irá contribuir para o excesso de capacidade na frota. A Vale, maior produtora de minério de ferro global, espera elevar sua produção para 311 milhões de toneladas em 2011 e alcançar mais de 500 milhões de toneladas até 2015.

"Uma única embarcação de 300 mil DWT pode carregar apenas 1,2 milhão de toneladas por ano. Multiplique isso por 50 e você terá 60 milhões de toneladas", disse o executivo, ressaltando que o valor é consideravelmente menor do que a produção prevista pela Vale. (O Estado do Maranhão; Primeiro Caderno; Portos - pág. 12)

 

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