Montes Altos está em processo de desenvolvimento

02-12-2010 10:59

Montes Altos - Montes Altos, no sudoeste do Maranhão, transformou-se, nos últimos anos, em rota de desenvolvimento, em virtude dos investimentos promovidos pela administração municipal com apoio do Governo do Estado.

A expectativa no município é da conclusão do asfaltamento da MA-280, rodovia que interliga Montes Altos a Sítio Novo do Maranhão (48 quilômetros de extensão), que dará um grande impulso econômico à região. A obra, que já deveria ter sido concluída, está atrasada por causa da falta da Licença de Instalação (LI), documento que já deveria ter sido liberado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A estrada corta a aldeia São José, dos índios krikatis.

Os investimentos realizados pelo Município, em parceria com o Governo do Estado, têm contribuído com a melhoria da qualidade de vida da população montealtense, como a construção de um moderno posto de saúde na Vila Angical. Outros dois estão em construção.

Outra ação é a aquisição de duas ambulâncias, assim como a melhoria do atendimento médico, implantação do Programa Saúde Bucal (PSB), perfuração de poço artesiano e a instalação de rede de abastecimento de água.

Além disso, o prefeito de Montes Altos, Valdivino Rocha, investe na melhoria da infra-estrutura com a execução do maior programa de bloqueteamento de ruas, pavimentação asfáltica - prevista para começar no próximo ano -, construção de pontes de madeira e revitalização de estradas vicinais, que asseguram o transporte da safra agrícola, da bacia leiteira e dos estudantes.

Indústrias - Embora a Prefeitura conte com poucos recursos, o prefeito pretende viabilizar a criação e instalação do Parque Industrial de Montes Altos, que deverá entrar em operação em menos de um ano, gerando centenas de emprego e renda para a comunidade.

A consolidação dos projetos depende da instalação de uma subestação de energia elétrica, investimento que deve ser feito pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar), da aprovação de uma lei que concederá incentivos fiscais e da doação de terrenos aos empreendimentos que desejam se instalar em Montes Altos, município que tem posição geográfica privilegiada e distante apenas 65km de Imperatriz. (O Estado do Maranhão; Caderno Cidades; Cidades - pág. 03)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621