Navegação interior movimentou quase 96 milhões de toneladas

30-03-2011 08:53

 

BRASÍLIA - Foram movimentados 95,9 milhões de toneladas (t) de cargas pelas vias interiores brasileiras em 2010. O dado é do Anuário Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Desse número, 52,2 milhões de toneladas foram transportadas pela navegação de longo curso. A cabotagem movimentou 22,3 milhões de toneladas. Já a navegação interior transportou 21,4 milhões/t.

A equipe técnica da Antaq ressalta que, na maioria das situações, as navegações de cabotagem e de longo curso só utilizam a via marítima para movimentar cargas. No entanto, há casos em que isso não ocorre. Portanto, se em algum trecho da viagem as embarcações passam por rios e mares brasileiros, o peso do produto segue para as estatísticas de movimentação das vias interiores brasileiras, mas também aparecem nas análises das outras navegações. Já a navegação interior é sempre pelas hidrovias.

A Região Hidrográfica Amazônica foi a que mais transportou cargas. Ao todo, foram 44,3 milhões de toneladas. Em seguida, aparece a Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia, que movimentou 34,9 milhões/t.

Em terceiro lugar, ficou a Região Hidrográfica Atlântico Sul, com 23,6 milhões/t transportados. Depois aparecem a Região Hidrográfica do Paraná e a do Paraguai, com 5,4 milhões/t e 2,8 milhões/t, respectivamente.

A soja foi o produto mais transportado na navegação interior em 2010. Foram movimentados 4,1 milhões/t no ano passado. Em segundo lugar, ficou o minério de ferro, com 3,8 milhões/t.

Vantagens - De acordo com o diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, transportar cargas por hidrovias é benéfico para o meio ambiente, já que o transporte por vias fluviais emite menos gás carbônico na atmosfera do que os modais terrestres. "Além disso, ao investir em hidrovias, o Brasil se torna mais competitivo, pois a navegação interior permite um transporte mais seguro e mais barato", declarou.

Atualmente, a matriz de transportes brasileira mantém 60% de cargas transportadas pelo modal rodoviário, 33% passam pelas ferrovias e apenas 7% pelas hidrovias.

Frota - De acordo com o Anuário, 154 empresas autorizadas pela Antaq atuam nos transportes longitudinal de cargas, longitudinal de passageiros e misto e no de travessia. Atualmente, a frota da navegação interior tem 1.549 embarcações nacionais. Desse número, 1.308 embarcações operam no longitudinal de carga (84,5%); 199 (12,8%) prestam serviço no transporte de travessia e 42 (2,7%) operam no longitudinal de passageiros e misto.

A média de idade das embarcações é a seguinte: 16 anos para as que operam no transporte longitudinal de carga; 11 anos para as de longitudinal de passageiros e misto; e 18 anos para as de travessia. Outro dado importante que o estudo traz é em relação à Tonelagem de Porte Bruto (TPB). A TPB total das embarcações é de 1.258.285, sendo 1.239.494 TPB para as embarcações do transporte longitudinal de carga; 12.830 TPB para as de travessia; e 5.961 TPB para as embarcações no transporte longitudinal de passageiros e misto.

 (Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.760, Portos – pág. 10)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621