Navegação no Parnaíba volta a ser discutida

09-09-2011 14:49

TERESINA - A visita do governador do Piauí, Wilson Martins, à presidente Dilma Rousseff, em fins de agosto deste ano começou a render bons frutos. Recentemente, por pedido da presidente, o estado recebeu a visita do diretor de Transportes Aquaviário, do Ministério dos Transportes, Luziel Souza, à região dos Cerrados para verificar as condições de navegabilidade do Rio Parnaíba. A intenção do Executivo piauiense é retomar o transporte hidroviário.

Durante dois dias, o secretário dos Transportes, Avelino Neiva, acompanhou o diretor em visita à região dos Cerrados. Foram visitadas as cidades de Santa Filomena, Ribeiro Gonçalves, Uruçuí e Guadalupe, onde antes havia portos na época em que o rio ainda era navegável. Na visita às cidades, foram verificadas as atuais condições do rio para a navegabilidade e a grande produção da região que necessita ser transportada para fora do Estado.

Atualmente, toda a produção dos Cerrados segue para o porto de Itaqui, no Maranhão. "Essa pode ser considerada a primeira expedição para a volta da navegabilidade do rio Parnaíba", declarou o secretário. Segundo ele, 200 quilômetros do rio são navegáveis e o maior empecilho para a navegação são os pontos de assoreamento do rio e a finalização das eclusas da barragem de Boa Esperança.

Durante a visita à cidade de Guadalupe, Luziel Souza fotografou e filmou as eclusas e lamentou da estrutura estar parada e sem conclusão. A visita de Luziel é a primeira etapa de outras expedições ao rio, que devem ser feitas nos próximos meses.

Mais

Em um primeiro momento, a hidrovia do Parnaíba irá ligar as cidades de Santa Filomena, que fica a 960 quilômetros da capital, a cidade de Teresina. Depois a carga seguiria em vagões até o porto de Luís Correia. Com a implantação da hidrovia, será beneficiada toda a região dos Cerrados, conhecida como a nova fronteira agrícola do país, localizada na bacia do Alto Parnaíba entre os estados do Piauí e Maranhão. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621