Noticiário internacional destaca retorno do Vale Beijing a São Luís
Retomada das atividades do megacargueiro foi divulgada ontem no cenário mundial e repercutida em sites de notícia nacionais.
A agência internacional de notícias Reuters informou ontem que o megacargueiro Vale Beijing voltou a navegar após sete meses do acidente ocorrido no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), em São Luís. A notícia, entretanto, havia sido divulgada por O Estado há quase um mês, mais precisamente no dia 19 de junho. O navio está previsto para chegar ao litoral ludovicense no dia 8 de agosto.
O Vale Beijing sofreu rachaduras nos tanques de lastro da popa (parte traseira da embarcação), durante a sua primeira operação de carga, no dia 3 de dezembro de 2011. O navio tinha previsão de carga de 388 mil toneladas de minério de ferro, mas o carregamento foi abortado ao ser atingido o volume de 260 mil toneladas do produto, devido ao acidente.
Na ocasião, o Vale Beijing foi retirado às pressas do porto e levado para a Baía de São Marcos, fundeado a 60 km da costa de São Luís. O risco de naufrágio e o consequente derramamento de óleo combustível foram minimizados pelas autoridades marítimas e ambientais, mas foram retiradas cerca de 6 mil toneladas de óleo dos tanques do cargueiro como medida de precaução.
Além disso, técnicos da companhia responsável pelo navio, a STX Pan Ocean, realizaram um reparo de emergência no casco do navio. Também foi realizada a redistribuição de parte do minério de ferro que estava no porão 7, o mais próximo da área afetada pelas rachaduras, para estabilizar o navio, que estava com a popa mais submersa do que a proa (parte frontal do navio), desnível também chamado de derrabamento, no jargão marítimo.
Partida - Em 19 de fevereiro deste ano, o Vale Beijing partiu para o porto de Sohar, em Omã, na Península Arábica, onde descarregou o minério de ferro que estava em seus porões (carga avaliada em US$ 50 milhões). O navio chegou em Sohar em fins de março.
Concluído o descarregamento em Sohar, o Vale Beijing partiu para o estaleiro Jinhae, na Coreia do Sul, base da STX Offshore & Shipbuilding Co., que o construiu e realizou os reparos definitivos. O navio chegou no estaleiro na segunda quinzena de abril.
A informação de que no Vale Beijing voltara a navegar surgiu em sites de monitoramento do tráfego marítimo em junho. No site da Vale, a programação de navios indica a chegada do navio à Baía de São Marcos prevista para o dia 31 deste mês, com estimativa de atracação no Píer I de Ponta da Madeira para o dia 14 de agosto. Já segundo a Reuters, o navio deve chegar a São Luís no dia 8 de agosto, quando completará oito meses do acidente ocorrido em sua operação inaugural.
A embarcação é da classe Valemax, os maiores mineraleiros (conforme denomina a Vale) do mundo, com 361 metros (m) de comprimento, 65 m de largura, 23 m de calado máximo (distância da linha d'água até o fundo do navio), capacidade de carga de 390 mil toneladas. O estaleiro da STX na Coreia do Sul, de acordo com agências internacionais de notícias, está construindo mais sete cargueiros do porte do Vale Beijing.
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O Vale Beijing faz parte de uma nova categoria de navios, conhecida como Valemax. Eles surgiram a partir de uma demanda da companhia brasileira de mineração por embarcações que pudessem transportar volumes cada vez maiores de minério de ferro. Ao todo, a Vale encomendou 35 navios a estaleiros coreanos e chineses. Pelo acordo, 19 deles são de propriedade da Vale e os outros ficarão com embarcadores que prestarão serviços para a Vale por, no mínimo, 25 anos. (Fonte: O Estado do Maranhão)