OGX começará a produzir petróleo em agosto, diz Eike Batista

09-02-2011 15:18

 

A OGX, empresa de exploração e produção de óleo e gás de Eike Batista, informou nesta terça-feira que pretende iniciar a produção de petróleo a partir de agosto. A empresa concluiu a perfuração de seu primeiro poço, com índices de produtividade compatíveis aos melhores poços de petróleo do país.

Os testes realizados pela empresa indicam um potencial produtivo de até 40 mil barris/dia.

Eike convocou uma entrevista para desmentir rumores relacionados à própria saúde e à saída de executivos que teriam afetado o desempenho das ações. Em relação à OGX, ele disse que os resultados superaram as previsões da companhia e que a empresa deverá ser listada na Bolsa de Londres. O objetivo seria facilitar a entrada de investidores focados no longo prazo. Londres foi escolhida por concentrar papéis de empresas focadas na exploração de recursos naturais.

O diretor geral da OGX, Paulo Mendonça, disse que o resultado da perfuração é um marco na história da empresa e destacou como vantagens o fato de o petróleo estar localizado em águas rasas e perto da costa. "É um dos melhores testes de produção que já vi em minha vida", disse.

Eike disse que não vendeu parte dos ativos da OGX no ano passado para um parceiro estratégico porque não considerou o preço justo em um cenário de capitalização da Petrobras e eleições presidenciais no país. A espera, segundo ele, deve resultar em preços melhores de venda.

COLÔMBIA

Eike anunciou ainda que pretende criar uma nova empresa, a CCX, com a mina de carvão que o grupo detém na Colômbia. Hoje, o ativo pertence 100% à empresa de mineração do grupo, a MMX. Definida como a "Carajás do carvão" a nova empresa deverá abrir capital entre o fim deste ano e o início de 2012 em São Paulo, Bogotá e Londres. A expectativa é que a operação levante de US$ 1 bilhão a US$ 1,5 bilhão.

O empresário afirmou ainda que deve anunciar ao governo até o fim do primeiro semestre a construção de uma fábrica de carros no Brasil. Eike não quis mencionar o parceiro, mas o nome mais citado no mercado é o da Nissan.

 

(Fontes: FOLHA.COM, MERCADO)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621