Operação de embarque recorde de ferro-gusa começa amanhã

20-11-2010 09:17

 

O Complexo Portuário de São Luís (CPSL) vai realizar um embarque recorde mundial de carregamento de ferro-gusa neste fim de semana. Amanhã (21), está programada a chegada a São Luís do navio graneleiro MV Agility, que será carregado com 147 mil toneladas da commodity produzida por quatro siderúrgicas maranhenses e uma do Pará.

É a primeira vez que empresas brasileiras contratam, para este tipo de operação, um navio da classe capesize, que tem o dobro da capacidade da classe panamax, utilizados geralmente nas exportações para os EUA. Neste sentido, as siderúrgicas do Sistema Norte realizam o maior embarque de ferro-gusa já registrado no mundo em um único navio dessa tonelagem.

Participam do pool de siderúrgicas a Viena Siderúrgica S.A., Gusa Nordeste S.A., Ferro Gusa do Maranhão Ltda. (Fergumar), localizadas no pólo industrial de Açailândia (Região Tocantina), além da Maranhão Gusa S.A. (Margusa), situada em Bacabeira (a 60 Km de São Luís) e a Siderúrgica do Pará S.A. (Sidepar), localizada em Marabá, no sudeste paraense, todas situadas no eixo de influência da Estrada de Ferro Carajás (EFC).

Além dessas siderúrgicas, também participa da iniciativa a Cargill Ferrous, com sede em Belo Horizonte (MG), neste caso, atuando como trading (empresa que realiza diversos tipos de importações e exportações de produtos). A coordenação geral de logística ficou a cargo da Ironex Comércio Exterior Ltda., também de Minas Gerais.

De acordo com informações da Agência Marítima Carajás, que também atua na logística da operação, o carregamento já está no pátio da mineradora Vale, no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), onde ocorrerá o embarque.

Marco - "Este é um momento importante, não somente por se tratar de um recorde de carregamento, mas também por que é uma incursão logística para o mercado asiático, pois, atualmente, cerca de 98% dos embarques de ferro-gusa no Maranhão têm como destino os EUA", informou José Heleno de Araújo, diretor operacional da Agência Marítima Carajás.

Mais

Segundo estatísticas do Complexo Portuário de São Luís, os embarques de ferro-gusa no período de janeiro a setembro deste ano chegaram a 1.092.438 toneladas. De janeiro a dezembro do ano passado, o volume de carregamentos do produto chegou a 1.678.413 toneladas. Já em 2008, considerando o exercício anual, as remessas de ferro-gusa totalizaram 3.263.842 toneladas. (Ed. 17.630; Primeiro Caderno; Portos – pág. 08)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621