Operação é motivo de muito orgulho, declara Roseana

01-12-2010 11:18

A governadora Roseana Sarney classificou o início do enchimento do lago da Usina Hidrelétrica Estreito como um orgulho nacional, principalmente pelo fato de que essa fase é a última antes do início da geração de energia.

Citando o ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão, como um dos responsáveis pelo empreendimento, Roseana também destacou que o Maranhão está próximo de gerar energia para todo o país. “Estamos muito orgulhosos de fechar a represa para encher o lago, e isso é um orgulho para todos nós, maranhenses, principalmente para os nossos trabalhadores que estiveram firmes, construindo passo a passo essa obra. Isso quer dizer que o Maranhão e o Tocantins vão gerar energia para o desenvolvimento do nosso país”, disse a governadora.

O discurso de Roseana foi rápido: durou pouco mais de três minutos. Segundo ela, “para deixar o presidente Lula falar” a centenas de empregados do Consórcio Estreito Energia que estavam próximos do palanque para ouvir, tirar fotos e ouvir o presidente Lula discursar.

 Novo momento - Roseana também destacou o novo momento por que passa o Maranhão e apontou os novos projetos como a Refinaria Premium, em Bacabeira, que vai produzir aproximadamente 600 mil barris de petróleo por dia, e a extração de gás em Capinzal do Norte e na região central do estado, como os locais onde serão gerados os novos empregos após o término das obras em Estreito. “Senhor presidente, o senhor trabalhou firme e por sua causa estamos iniciando a refinaria em Bacabeira. Já atraímos a Suzano para a região, que vai ter condições de empregar gente, e já descobrimos o gás em Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes, que vai ter condições de empregar mais gente. Temos o ‘Minha Casa, Minha Vida’, que está fazendo mais de 40 mil casas no Maranhão”, declarou ela.

Por fim, a governadora mostrou-se preocupada com a qualificação profissional dos maranhenses e classificou a educação profissional como o grande desafio a ser vencido nesse momento de geração de empregos no estado. “Agora, a nossa grande preocupação e nosso grande desafio, qual é? Estamos atraindo tudo isso e precisamos treinar e qualificar os nossos jovens para que eles possam assumir estes postos de trabalho que estão sendo criados no Maranhão”, finalizou Roseana. Governadora destacou a importância da UHE, ressaltando que a geração de mais energia contribuirá para o desenvolvimento do país. (O Estado do Maranhão; Primeiro Caderno; Especial - pág. 07)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621