Para consultor, Cemar será referência em empresa energética
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) será nos próximos cinco anos, segundo o consultor em administração participativa Ulisses Tapajós, uma das referências em companhias energéticas do país. A projeção foi anunciada durante a reunião semestral de resultados da Cemar onde o consultor presidente da Ação Investimentos avaliou o modelo de gestão participativa da companhia energética.
O consultor tomou como base o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) da qual a Cemar faz parte e, principalmente, os trabalhos apresentados durante a reunião. "É perceptível o investimento que a direção da Cemar realiza com seus colaboradores. Com isto, o resultado final, que é a prestação de serviço ao público, melhora significativamente", afirmou.
Segundo o consultor Ulisses Tapajós, a Cemar ao longo dos anos tem crescido no ranking das empresas mais eficientes do meio energético. "Ela tem construído isso com base no modelo de gestão participativa que leva seus colaboradores a se sentirem mais respeitados e valorizados, o que se traduz em mais produtividade", explicou.
Crescimento- O executivo de imprensa da Cemar, Luiz Carlos Cardoso, destaca esse crescimento também nos serviços prestados à população. "Ter um bom ambiente de trabalho reproduz no que oferecemos à população, que é o conforto, pois energia elétrica, além de uma necessidade, é um bem de conforto", classificou.
Segundo Luiz Carlos Cardoso, em 2012, a Cemar investirá em melhorias para seus colaboradores e clientes. Já está certo o investimento este ano de mais de R$ 500 milhões em obras de fortalecimento do sistema elétrico no estado. Serão dois novos pontos de suprimento (Balsas e Encruzo), 12 novas subestações, ampliação de outras nove subestações, construção de 566 km de linhas de transmissão, 49 novos alimentadores, 695 quilômetros de redes de distribuição de média-tensão e 595 quilômetros de redes de baixa-tensão.
Substação - Em Imperatriz, será construída uma nova subestação no Parque Independência com capacidade de 26,6 MVA (mega vatt amper) de potência instalada e LTC, dispositivo que regula automaticamente o nível de tensão.
Está prevista também a adequação do escritório da companhia em Pinheiro para proporcionar qualidade no ambiente de trabalho aos seus colaboradores.
Método - Segundo Ulisses Tapajós, o método empregado pela Cemar na sua administração interna pauta-se em quatro pontos: valorização, desafios, reconhecimento e recompensa.
"Desenvolvemos a liderança da companhia para trabalhar com seus colaboradores a credibilidade, o respeito, imparcialidade, a camaradagem e o orgulho. Assim, na medida em que o líder pratica essas diretrizes, passa a ser respeitado por seus colaboradores", explicou Ulisses Tapajós.
Números
R$ 2,5 bilhões foram investidos desde 2004 pela Cemar para melhorar a qualidade de distribuição de energia no Maranhão.
1,9 milhão de consumidores
88% dos clientes são residenciais, sendo 59% destes de baixa renda (Fonte: O Estado do Maranhão)