Petrobras lança projeto de R$ 3 bi para desenvolver fornecedores

14-08-2012 08:07

 

RIO - A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, anunciou, na manhã de ontem, um projeto de R$ 3 bilhões para o desenvolvimento de fornecedores brasileiros para a cadeia produtiva da indústria de petróleo e gás natural.

O projeto, em parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), tem como objetivo melhorar o conteúdo local da indústria de petróleo e gás.

"Conteúdo local veio para ficar na Petrobras”, afirmou. Segundo Graça Foster, a questão de conteúdo local faz parte da vida da Petrobras. “Discutimos isso assim como discutimos estudos de viabilidade técnica e econômica. Hoje nossa média de conteúdo local chega perto de 65%. Em refinarias é próximo a 92%, e em gás e energia chega com folga a 90%”, acrescentou.

“Não queremos só bronze, queremos ouro”, disse Luciano Coutinho, presidente do BNDES, na assinatura do projeto, referindo-se à tecnologia para exploração de petróleo, principalmente no pré-sal. Os recursos para o projeto foram considerados modesta por Coutinho, diante dos desafios da indústria do petróleo, principalmente no pré-sal, mas, segundo anunciou, podem vir a ser aumentados.

“O Inova Petro é um esforço concentrado para a busca de desenvolvimento em novos sistemas para viabilizar a produção eficiente no pré-sal, que requer avanços significativos. A prospecção em águas profundas e a distancia maior se reveste de muitos desafios técnicos e operacionais”, afirmou o presidente do BNDES.

(Fonte: O Estado do Maranhão)

                                                                                    

           

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621