Prefeito de Rosário Marconi Bimba esclarece polêmica sobre criação de ‘lixão’ no município

24-11-2010 12:14

O prefeito de Rosário, Marconi Bimba (PRP), esclareceu ao blog alguns pontos sobre a polêmica que se criou sobre a suposta implantação de um lixão regional no município. De acordo com ele, o ‘lixão’ que existe há 13 anos desde as gestões dos prefeitos Luciano Oliveira, Raimundo João e Ivaldo Cavalcante, sem que nesse período “nunca ninguém houvesse protestado”.

Segundo Bimba, no local onde hoje existe um lixão a céu aberto, está em estudo a implantação de um aterro sanitário. O prefeito ressaltou que por trás do movimento que é contra a instalação existe forte influência da especulação imobiliária, pois, conforme ele, o terreno onde será implantado o aterro situa-se em uma área do bairro Buenos Aires, nas proximidades do local onde será implantada a Refinaria Premium I, de Bacabeira.

“Esses ‘ambientalistas’ que estão protestando contra a implantação de um moderno empreendimento o qual visa somente tratar o lixo do município são, na verdade, empresários que possuem área na região do bairro Buenos Aires e Sapucaia; eles acreditam que seus lotes de terra poderiam ser desvalorizados com a construção do aterro sanitário”, explicou Bimba.

O secretário municipal extraordinário de Meio Ambiente, Renato Waquim disse que o projeto de lei aprovado pela Câmara não trata da criação de um lixão, foi apenas a aprovação de uma lei de zoneamento industrial. Ele acrescentou que haverá uma audiência pública para tratar da questão, que faz parte do processo de licenciamento ambiental.

“Na verdade, o que haverá é o fechamento do atual lixão e Rosário passará a ter um lugar mais decente para deslocar seus resíduos sólidos”, afirmou Renato Waquim, ao garantir ainda que a cidade não comportará lixo doméstico de outras prefeituras.

Moradores da cidade estiveram, nesta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa, para protestar contra a proposta. Eles foram recebidos pelos deputados César Pires (DEM), Eliziane Gama (PPS), Raimundo Cutrim (DEM) e Penaldon Jorge (PSC). (Blog do John Cutrim)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621