Presidente da OGX renuncia após forte queda das ações da empresa

29-06-2012 08:17

Paulo Mendonça deixará o posto e será conselheiro; Eduardo Guimarães Carneiro, atual presidente da OSX, assumirá o cargo.

Rio - A OGX, empresa de petróleo e gás de Eike Batista, informou ontem, em comunicado ao mercado, que o executivo e geólogo Paulo Manuel Mendes de Mendonça apresentou sua renúncia ao cargo de diretor-presidente. A empresa anunciou também que foi nomeado para o comando da OGX Luiz Eduardo Guimarães Carneiro, atual diretor presidente da OSX, empresa de construção naval do grupo.

A OGX não teria aguentado a pressão de dois dias seguidos de fortes perdas na bolsa de São Paulo. A saída de Mendonça, considerado um técnico experiente e egresso da Petrobras, foi anunciada pela empresa em fato relevante.

Após uma revisão nas perspectivas de produção de um de seus poços, a OGX viu suas ações recuarem 39,6% em dois dias. A queda desencadeu uma crise de confiança nos investidores, que bateram em retirada das ações de outras companhias do grupo.

Reajuste - Na terça-feira, quando a OGX anunciou o reajuste na produção, seu valor de mercado era de R$ 27,08 bilhões. No fim do pregão de ontem, o valor da empresa já havia recuado para R$ 16,33 bilhões. Os número foram compilados pela consultoria Economática. Escolhido a dedo para o cargo, Mendonça sucumbiu à reação negativa do mercado.

"Agradeço imensamente ao Paulo Mendonça pelas históricas conquistas exploratórias da OGX, que nos permitiram dar esse importante passo na direção da consolidação da capacidade de produção de petróleo da OGX, para o que contamos com a sólida experiência de Luiz Carneiro", afirmou Eike Batista, em nota.

Assim como a maioria das empresas do grupo EBX, a OGX ainda é pré-operacional. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621