Profissionalização é tema de plano do Governo do Estado

01-02-2011 14:56

 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), apresentou a secretários de Estado, na sexta-feira, no Palácio Henrique de La Rocque, a versão preliminar do Plano Integrado de Educação Profissional do Maranhão.

O plano tem o objetivo principal de promover a capacitação profissional da mão-de-obra maranhense para atender às demandas dos novos investimentos - estimados em R$ 100 bilhões - e do crescimento econômico.

Estruturado para duas fases, o Plano prioriza, na primeira fase, a educação inicial, continuada e técnica, voltada para os setores econômicos da indústria, construção civil, comércio, serviços e agropecuária. Na segunda etapa, a atuação e abrangência serão ampliadas de acordo com a evolução do cenário socioeconômico maranhense.

É orientação do plano a otimização da capacidade educacional instalada nas redes pública e privada, por meio de parcerias e compartilhamento de instalações e equipe de professores harmonizados diretamente com a demanda.

O plano é elaborado em conjunto com o setor empresarial (Alumar, Vale, Federação das Indústrias do Maranhão - Fiema, e o ICE/MA), institutos de educação profissional públicos e privados (IFMA, Sistema S - Senai, Senac e Unyca) e as Secretarias de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Educação, e Ciência e Tecnologia. Também contribuíram as Secretarias do Trabalho, Desenvolvimento Social e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (Imesc). IFMA e Sedinc coordenam a elaboração do plano.

 

(Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.703, Economia – pág. 06)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621