Qualificação para refinaria começará neste trimestre

02-01-2011 16:53

 

 O diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Allan Kardec Duailibe, informou que, ainda no primeiro trimestre deste ano, terá início a qualificação de mão-de-obra local para trabalhar na Refinaria Premium I, da Petrobras. Os cursos serão oferecidos pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp).

Nessa primeira etapa de cursos de níveis básico, médio e superior, serão qualificados mais de 6.700 pessoas nos municípios de São Luís, Bacabeira, Rosário, Santa Rita, Icatu e Morros. A seleção dos candidatos para os serviços de construção civil serão intermediados pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Na área de construção e montagem, serão abertas 37 turmas, cujos cursos serão promovidos pelas universidades Estadual (Uema) e Federal

(UFMA) do Maranhão, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Serão oferecidos cursos nas áreas de engenharia de planejamento, engenharia de campo, engenharia elétrica/instrumentação, eletricista montador, topógrafo, assistente de logística, profissional de suprimento, encanador industrial, pintor, eletricista de força e controle. “Essa iniciativa visa não somente preparar mão-de-obra para a refinaria, mas formar trabalhadores para todos os projetos que envolvam a cadeia de petróleo e gás”, observou o diretor da ANP.

Canteiro de obras - De acordo com Alan Kardec, cerca de 500 homens estão atualmente trabalhando no canteiro de obras, em Bacabeira, nos serviços de terraplenagem que estão sendo executados sob a responsabilidade do consórcio formado pelas empresas Fidens, Serveng e Galvão Engenharia.

O contrato desse serviço, no valor global de R$ 711 milhões, prevê ainda obras de drenagem e de acesso à área de instalação da refinaria, empreendimento orçado em R$ 40 bilhões e considerado o maior da América Latina, com capacidade para produzir 600 mil barris/dia de petróleo, o equivalente a um terço da produção nacional de petróleo.

(O ESTADO DO MARANHÃO;ED: 17673; PRIMEIRO CADERNO; ECONOMIA; REFINARIA)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621