Roseana anuncia reforma administrativa hoje à tarde; secretariado está indefinido

14-12-2010 14:58

A governadora Roseana Sarney anunciará às 15h de hoje, em entrevista coletiva no Palácio dos Leões, como será a nova estrutura da administração estadual. Ela, no entanto, descartou a divulgação dos titulares das secretarias na ocasião. Ainda hoje a reforma administrativa será enviada à Assembléia Legislativa para análise dos deputados. Roseana optou por implantar as mudanças por meio de Medida Provisória, que tem validade imediata.

A grande novidade da nova estrutura será a volta das gerências regionais. Serão cerca de 20. Como no passado, elas funcionarão como espécie de "braços técnicos" do governo nos municípios. A Casa Civil vai coordenar as pastas.

A governadora já explicou, em conversas com jornalistas, que as gerências não demandarão muitas despesas porque quase todas as secretarias têm estruturas nos municípios, a serem aproveitadas.

Com a reforma, Roseana vai implantar uma estrutura parecida com a existente no Governo Federal, como forma de captar mais projetos e recursos da União.

Uma das mudanças já anunciadas pela governadora será a fusão das secretarias de Planejamento e Administração e a volta da Comissão Permanente de Licitação (CPL), extinta no governo Jackson Lago (PDT).

A CPL será a responsável pelas grandes licitações do estado, hoje sob a responsabilidade das secretarias. Com a centralização, Roseana quer manter um controle maior sobre as obras no Estado.

Fusões - No meio político, especulou-se muito sobre outras fusões e incorporações de secretarias, o que até agora não foi confirmado. A Secretaria de Esporte e Juventude pode ser transformada em duas. A segunda ficaria com o programa ProJovem, do Governo Federal.

Roseana também não confirma a possível criação da Secretaria de Pesca, a ser desmembrada da Agricultura. Ela explicou que a pasta já se chama Agricultura, Pecuária e Pesca, o que contemplaria este último setor.

(O Estado do Maranhão ed:17.654; Primeiro Caderno; Política - pág. 03)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621